Irati confirma 5º caso positivo de covid-19

Trata-se de uma mulher jovem que fez o teste rápido, e isso significa que já produziu anticorpos e que não representa mais perigo de contaminação e nem precisa de quarentena, confirma o enfermeiro Agostinho Basso, responsável pela Sala de Situação de Risco de Covid-19 em Irati.
 O novo caso confirmado já pode ser considerado recuperado. Trata-se de um paciente que havia sido anteriormente descartado por Critério Clínico-epidemiológico, mas que retornou para fazer exames, tendo em vista a Nota Técnica da SESA n° 07 de 29/05/2020 (informações: http://irati.pr.gov.br/noticiasView/?id=3099)

A linha "Casos Notificados" refere-se a todas as pessoas com casos de síndromes gripais (SG) e que passaram por atendimento médico.

A linha "Casos Descartados por critério Clínico-Epidemiológico" refere-se aos casos notificados de Síndrome Gripal, mas que não apresentavam sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e nem histórico de viagem ou de contato próximo com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19. A partir de 26/05/2020, todos os casos de Síndrome Gripal passaram a ter amostras de exames coletadas e encaminhadas para teste laboratorial, conforme recomendado pela Nota Técnica SESA n° 01/2020.

A linha "Exames realizados" refere-se aos casos notificados, cujas amostras foram coletadas para realização de testes laboratoriais. Os resultados destes testes levam cerca de uma semana para ficarem prontos, prazo este que pode variar conforme a demanda. Os testes são feitos pelo Laboratório Central do Paraná (LACEN-PR) ou outros Laboratórios credenciados.

A linha "Casos descartados por critério laboratorial" refere-se aos testes realizados cujos resultados foram negativo para COVID-19.

A linha "Casos em investigação" refere-se aos testes realizados, cujos resultados dos exames ainda não foram obtidos.

A linha "Casos confirmados" refere-se aos testes realizados, cujos resultados foram positivo para COVID-19.

A linha "Recuperados" refere-se aos pacientes cujos testes realizados tenham tido resultado positivo para COVID-19 e que posteriormente tenham recebido alta, recuperando-se da doença.

A linha "Óbitos" refere-se aos casos de testes realizados, cujos resultados tenham sido positivo para COVID-19 e com falecimento da pessoa acometida pela doença.

Mais esclarecimentos sobre os números do boletim epidemiológico podem ser lidos no link: https://bit.ly/3c4un1e

FONTE:
Departamento de Vigilância Epidemiológica
Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura de Irati - Paraná

Segundo Agostinho, essa mulher entrou em contato com o vírus e praticamente não teve muitos sintomas.