Andrey Lucas de Oliveira é homenageado com nome de Quadra Esportiva

A denominação faz justa e merecida deferência ao pequeno Andrey (in memoriam), que foi aluno da Escola e uma criança muito querida por todos seus colegas, professores e funcionários da instituição

A Câmara aprovou por unanimidade de votos na Sessão Ordinária de ontem (9 de junho), em segunda votação, o Projeto de Lei nº 009/2020, que denomina a quadra de esportes da Escola Municipal Francisco Vieira de Araújo de “QUADRA ESPORTIVA ANDREY LUCAS DE OLIVEIRA”. Conforme os autores Presidente Nei Cabral, José Bodnar, Rogério Luís Kuhn e Helio de Mello a proposta atende uma reivindicação da família e da comunidade escolar. Durante as duas votações, o projeto foi enaltecido pelos parlamentares.

De acordo com os autores da denominação, o Andrey que faleceu aos 11 anos no dia 19 de agosto de 2010 foi uma criança muito alegre, inocente e de coração bondoso. Segundo a família, era um filho exemplar, obediente, aluno aplicado, amigo fiel e solidário. “Não tinha quem não se apaixonasse pelo seu jeito contagiante e pleno de viver e dentre as suas preferências estava o futebol”, relatou o 1º Secretário José Bodnar contando que Andrey adorava ir a escola estudar e sempre se referia com muito carinho aos professores e funcionários, em especial a Tia e o Tio que cuidavam do portão, com quem criou um vínculo maior pois sempre ficava por último para aproveitar mais a quadra, o qual sempre falava que queria que a mesma fosse coberta para aproveitar mais nos dias chuvosos. “Lucas desfrutou por cinco anos a quadra, período em que cursou o ensino primário na Escola de 2005 a 2009”, descreveu Bodnar dizendo que o Andrey era conhecido como o “menino dos olhos verdes”, que refletiam o que transbordava em seu coração, “o mais puro e inocente amor”.

Rogério Luís Kuhn reafirmou a satisfação de aprovar essa homenagem justa ao pequeno esportista Andrey. “Para chegarmos nesse ponto de homenagear esse anjo, começamos lá atrás junto com o Presidente da APMF, William, que me procurou para ver o que podíamos fazer naquela quadra que desde 1978 estava do mesmo jeito. A partir disso, fizemos um pacto antes da eleição, minha única promessa de campanha, era brigar por esta quadra e demorou até porque ela tinha problemas na documentação. Mas junto com a Diretora Márcia, conseguimos a documentação correta, para que o Estado desse a cessão de uso para o município e então a deputada Leandre Dal Ponte pudesse trazer o dinheiro e a revitalização da mesma acontecesse. Hoje me sinto orgulhoso por ter cumprido essa promessa com a ajuda da deputada, e estarmos homenageando o Andrey e todos os envolvidos”, comemorou.

Helio de Mello falou que é uma honra homenagear pessoas certas, ainda mais uma criança, “são elas que movem nossos sonhos”. “No ano de 1987 foi esta escola que me recebeu como estagiário na minha primeira sala de aula”, contou Mello elogiando o vereador Rogério pelo trabalho muito bem realizado no espaço e a justa homenagem ao Andrey. Roni Surek também enalteceu o projeto: “Uma quadra que carregará o nome de uma criança e servirá de exemplo e de motivação não só para aos alunos, mas para o professorado. Fui testemunha do esforço da família ao lado do Andrey”, comentou. Edson Luís Elias parabenizou os autores da homenagem, a família e a comunidade escolar.

O Presidente Nei Cabral também registrou a satisfação de fazer parte desta homenagem. “O Andrey, infelizmente, nos deixou prematuramente, mas foi uma criança que deixou sua história registrada em Irati. Possui uma biografia que dispensa maiores comentários. Este é um momento de grande satisfação para a Casa. Parabéns aos pais pela inciativa, ao Presidente da APMF, William, e a todos os envolvidos”, concluiu.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)