IFPR realiza ações em tempos de combate ao COVID-19


Com as atividades acadêmicas suspensas, os campi do Instituto Federal do Paraná estão realizando ações em várias regiões do estado para ajudar no combate ao COVID-19 e de extensão para alunos e servidores neste período de isolamento social.

O Campus Assis Chateaubriand, partindo da chamada interna da Proeppi de apoio à projetos para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (COVID-19), em parceria com costureiras da comunidade, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social e da Mulher, desenvolverá um projeto que objetiva confeccionar e doar máscaras e aventais cirúrgicos aos profissionais da saúde do município.

No município de Astorga, o projeto de extensão “Vovôs e vovós conectados: ligados na internet e na qualidade de vida” acompanha os idosos virtualmente durante a pandemia. O projeto atua reforçando a recomendação de que cada idoso permaneça em sua casa na quarentena, mas também mostra que podem ficar conectados com outras pessoas da comunidade e realizando atividades. Diariamente, o grupo manda notícias, informes e tira dúvidas, além de ofertar uma aula de alongamento gratuita.

Em Coronel Vivida, o Clube da Leitura realizou, no dia 30 de março, um encontro virtual. Com o tema “Construindo pontes e derrubando muros”, a atividade foi o primeiro encontro como atividade extracurricular.

Em Foz do Iguaçu, em ação conjunta no município, a iniciativa prevê a construção de protetores faciais, utilizando impressoras 3D, para serem utilizados pelos profissionais de saúde que atuam no enfrentamento à doença. “Me senti na obrigação de fazer algo, mesmo que em pequena escala, para ajudar a população neste momento tão difícil”, destaca Alcione Benacchio, coordenador da produção no campus.

Em Irati, pensando em contemplar o incentivo aos estudos, pela plataforma Google Class, foi aberto o primeiro curso de extensão à comunidade acadêmica do campus e comunidade externa. O curso “O poder da palavra: a redação argumentativa” promove encontro com temas atuais e propõe redações que deverão ser feitas com o intuito de treinar a argumentação. O curso começa hoje (3), com previsão de término em 08 de maio.

No Campus Palmas, o tema COVID-19 está sendo levado muito a sério. Baseados em estudo publicado pelo Imperial College, de Londres, professores de Enfermagem e Farmácia realizaram simulações considerando os mesmos cenários sugeridos pelo trabalho inglês. As perspectivas sugeridas foram: sem medidas de controle; com distanciamento social; com distanciamento social e reforço para os idosos; com supressão de contato pessoal tardio; e com supressão de contato pessoal precoce.

“O momento atual é chave para a contenção do vírus, especialmente com ações preventivas e antevendo possíveis cenários da expansão da pandemia localmente, comenta Ricardo Pereira, professor do campus.

Além das simulações, professores do Campus Palmas também realizaram a produção de máscaras de proteção facial do tipo “face shield”. A iniciativa teve como objetivo atender a necessidade de uso de EPIs pelos profissionais de saúde do município no atendimento aos pacientes.

Em Quedas do Iguaçu, o campus está promovendo uma campanha de conscientização sobre o COVID-19. A ação usa um conjunto de atividades virtuais na forma de gincana relativa à temática, abordando a produção de frases, vídeos, banners, imagens, dentre outros.

Assessoria IFPR