CORONAVÍRUS: Boletim oficial da Prefeitura de Irati - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

terça-feira, 31 de março de 2020

CORONAVÍRUS: Boletim oficial da Prefeitura de Irati


Durante três dias (28, 29 e 30 de março de 2020), a Prefeitura de Irati optou por não divulgar os números do Boletim de casos do Coronavírus. Isso foi feito pois constatou-se, nas informações emitidas pela Secretaria de Saúde do Estado do Paraná (SESA-PR) referentes a estes dias, uma diferença muito grande em relação aos números que haviam sido repassados por este órgão no dia 27/03. Desde então, acordou-se junto à equipe do setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde a decisão de aguardar um comunicado oficial por parte do Governo do Estado. Na segunda-feira (30/03), a 4ª Regional de Saúde, que representa a SESA em Irati, emitiu nota informativa a respeito da diferença dos números. Na nota, a SESA-PR comunicou que houve uma mudança na forma de se divulgar casos suspeitos de COVID-19 e síndrome gripal. A partir do Boletim Epidemiológico do dia 27/03, o Estado passou a divulgar em seus boletins oficiais apenas os casos suspeitos de COVID-19 que tiveram amostras coletadas e processadas. Ressalta-se que terão indicação de realização de testes para Coronavírus somente os pacientes hospitalizados que apresentam quadro gripal moderado ou grave.

Após a divulgação desta nota, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Irati, por meio do setor de Epidemiologia, em acordo à Portaria nº 454, publicada pelo Ministério da Saúde do Governo Federal no dia 20 de março de 2020, optou por seguir fazendo a divulgação de todos os casos de síndromes gripais que passam por atendimento médico e são notificados. Dessa forma, mesmo moradores de Irati que não viajaram para outros locais e nem tiveram contato com casos suspeitos, mas que estão apresentando tosse e dor de garganta, são incluídos como casos em investigação, sendo o presente boletim o veículo oficial de informação epidemiológica municipal.

Lembramos que tomar as medidas de prevenção é a melhor maneira de evitar que esta doença afete o nosso município. Os exames são feitos pelo Laboratório Central do Paraná (LACEN-PR), que é a referência para atender todo o Estado. O resultado leva normalmente sete dias para ficar pronto, mas, é possível que haja atrasos por conta da grande demanda relacionada ao Coronavírus.
 
FONTE:
Setor de Epidemiologia
Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura de Irati - Paraná