Cidadã cria Petição pela manutenção do Decreto 122/2020


Nesta sexta-feira (27/03), uma petição online desenvolvida por meio do site Avaaz.org pede pela manutenção do Decreto Municipal 122/2020, da Prefeitura de Irati - PR, que estabeleceu toque de recolher e também reiterou o fechamento do comércio, o qual já havia sido determinado anteriormente. Em aproximadamente uma hora, a petição já contava com mais de 100 assinaturas. O texto da petição, de autoria da cidadã Yasmim Caetano, versa o seguinte:

"O decreto municipal 122\2020 do município de Irati – PR, tem por objetivo assegurar a não propagação do COVID-19. É verdade que a manutenção do distanciamento social é a única forma de barrar a contaminação de mais pessoas, assim evitando o excesso de pessoas nos hospitais e unidades de saúde, bem como recorrentes mortes. A conservação do decreto é importante, pois segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde de não aglomeração, já que o comércio expõe as trabalhadoras e atrai outras pessoas que correrão risco de se infectar. Além disso, a reabertura do comércio mostraria a falta de respeito e de preocupação da parte do poder público municipal com o povo, colocando os interesses de empresários acima dos nossos. Também é reflexo da postura de parlamentares que estão fazendo discursos desmerecendo a pandemia e comparando o coronavírus com uma “gripezinha”, desrespeitando as diversas cientistas do mundo todo que se debruçam para estudar e entender o vírus e como combatê-lo.

Um bom governo se preocupa com a população. Em um momento de desinformação que permeia uma pandemia, é papel do poder público garantir que as pessoas fiquem seguras em casa, sem correr o risco de perder seus empregos. Vale salientar que o governo estadual vem tomando uma série de medidas para favorecer o setor empresarial, o que reforça a necessidade da manutenção do decreto número 122\2020 do município de Irati – PR".

Imagem obtida a partir do link: