Curso de Ciências Contábeis da Unicentro é considerado o melhor do Paraná


De acordo com o Ministério da Educação, o curso também ocupa o 1º lugar entre as Instituições de Ensino Superior Públicas do País

Segundo o Ministério da Educação - MEC, a Universidade Estadual do Centro Oeste está entre as melhores instituições de ensino superior públicas do país. Das 34 universidades estaduais avaliadas, a Unicentro ocupa a 6ª posição. Em Irati, o curso de Bacharelado em Ciências Contábeis foi considerado o Melhor do Paraná, ocupando também o 1º lugar entre as Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil, de acordo com o Conceito Preliminar de Curso (CPC) do Ministério da Educação que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo, adicionados a qualificação do corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. Na última avaliação do MEC – Enade, o Curso de Ciências Contábeis de Irati obteve nota 4, em uma escala de 1 a 5 (nota máxima).
De acordo com a Departamento de Ciências Contábeis (Decic/I), o resultado satisfatório se deve ao empenho de toda a comunidade acadêmica. Destaca-se ainda, o qualificado quadro docente do curso composto essencialmente por Professores Doutores e Mestres que lideram grupos de pesquisas certificados pelo CNPQ, desenvolvem pesquisas de impacto nacional e internacional, coordenam projetos de extensão universitária e orientam alunos sob diversas perspectivas.
Ainda, segundo o departamento, no decorrer do curso há uma série de oportunidades de estágios de práticas contábeis em diversas organizações. O amplo campo de atuação dos profissionais de contabilidade se revela no alto grau de empregabilidade de alunos e egressos do curso. Os acadêmicos participam também de Programas de Intercâmbio, possibilidade de estudar em outros países, por meio do Escritório de Relações Internacionais.
O curso habilita os futuros profissionais da área a atuarem em diversos contextos organizacionais, como Analista Financeiro, Contábil, Custos, Gerencial, Analista de Investimentos, Planejamento, Controladoria, Auditoria e Perícia em empresas. No Setor Público, os acadêmicos podem atuar como Contadores Públicos, Controladores Internos, Auditores dos Tribunais de Contas, Auditores da Receita Federal e Estadual, entre outros. Há também um vasto campo de atuação em escritórios de contabilidade, consultorias e assessorias especializadas. Na carreira acadêmica podem atuar como professores e pesquisadores.
Com elevada representatividade na região, por meio da formação de profissionais que atuam em diversas áreas da iniciativa privada, neste ano de 2020, o curso que é destaque Estadual e Nacional está comemorando 35 anos de história, motivo de orgulho para Irati e região. O Departamento de Ciências Contábeis está orgulhoso com a avaliação do curso, que ficou acima da média nacional, “fruto de um trabalho muito bem articulado entre professores, alunos e toda a comunidade acadêmica”.