Legislativo participa de reunião sobre o início das atividades do SAMU em Irati



A partir do final deste mês de janeiro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) se tornará realidade em Irati e região. No dia 10 de janeiro representando o Legislativo, o Presidente Nei Cabral participou de uma reunião na prefeitura junto com o prefeito e a equipe para tratar sobre o início das atividades deste importante serviço, que deverá fortalecer a infraestrutura da saúde no município.
No mês de julho de 2019, os vereadores aprovaram por unanimidade de votos o Projeto do Executivo, que ratificou o Protocolo de Intenções assinado pelos prefeitos pretendentes da instalação do SAMU na região da Amcespar e de outros municípios paranaenses.
O município de Irati está entre os 28 municípios dos Campos Gerais que contam com o programa de atendimento a emergências e urgências. O Samu tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte. São urgências situações de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras. Em Irati, de início, o Serviço deverá funcionar junto com o Corpo de Bombeiros de Irati, através do número de telefone 192. A ligação é gratuita para telefones fixo e móvel.
O Presidente Nei elogiou a grande conquista do Serviço para Irati e região, que deverá trazer mais agilidade prestando atendimento às vítimas no menor tempo possível. “Parabéns ao prefeito pela iniciativa. Investir em saúde é investir em mais qualidade vida para nossa gente”, destacou Cabral.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)