Sesi desenvolve ações de educação inclusiva para jovens - Jornal Iratiin

Recente

Home Top Ad

Post Top Ad

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

Sesi desenvolve ações de educação inclusiva para jovens




Projetos sociais visam preparação dos jovens para o mercado de trabalho, potencializando sua capacidade intelectual, autônoma, crítica e ética

A educação é um direito fundamental de todo e qualquer cidadão para o desenvolvimento de suas habilidades e competências. Com a proposta de difundir ideais que contribuam para assegurar um ensino de qualidade a todos, a Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu a educação como um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem servir como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030. Embasado nesta causa humanitária, o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, ao longo dos últimos anos vem desenvolvendo diversos programas de formação socioemocional, de pré-aprendizagem e capacitação, como o Sesi Jovem, o Jovens em Ação, o TransformAção e o ViraVida, que possibilitam a jovens em situação de vulnerabilidade uma transformação socioeducativa. “Todos esses projetos realizados pelo Sesi no Paraná se espelham no quarto objetivo dos ODS. Proporcionar uma educação inclusiva de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem para potencializar a capacidade intelectual do indivíduo é primordial para que possamos contribuir para a formação dos valores, comportamentos e conhecimento humano”, enfatiza Maria Cristhina de Souza Rocha, gerente executiva de Projetos Estratégicos do Sistema Fiep.

Conheça um pouco sobre os programas:

Sesi Jovem

O programa é destinado a jovens acima de 16 anos que desejam se desenvolver no âmbito da indústria. Ao longo de seis a oito meses, o Sesi realiza, dentro das organizações ou em uma localidade anfitriã nas imediações das indústrias, diversas atividades de capacitação, atrelando competências técnicas e sociais. As temáticas são relacionadas à prevenção do álcool e drogas, à sexualidade e responsabilidade, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a projetos de vida. As atividades, realizadas em conjunto com as empresas parceiras, possibilitam que jovens da região coloquem as competências adquiridas em prática, trazendo resultados significativos à organização e contribuindo para o desenvolvimento da comunidade local, onde a indústria está inserida.

Jovens em Ação

Pautado pela educação e prevenção continuada, com ações que ajudam no desenvolvimento social, pessoal e profissional, o projeto Jovens em Ação foi criado para estudantes do ensino médio, moradores de comunidades da região da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Durante o projeto, os alunos cursam o segundo e o terceiro ano do Ensino Médio no Colégio Sesi. Em paralelo, participam de encontros semanais com a finalidade de desenvolver suas habilidades socioemocionais. São realizadas atividades em grupo, vivências, técnicas corporais de relaxamento, orientação vocacional, além da realização de palestras, representações teatrais, leituras e discussões de livros, passeios e visitas. As atividades dos projetos também incluem reuniões mensais com pais e/ou responsáveis pelos adolescentes.

TransformAção

O TransformAção é realizado em parceria com o Instituto Robert Bosch em duas comunidades situadas no entorno da empresa Robert Bosch, ambas na CIC. O projeto visa estimular a descoberta e o fortalecimento dos potenciais dos jovens, de 14 e 15 anos, e atuar no desenvolvimento de suas competências. Durante oito meses, 50 jovens participam de atividades que criam oportunidades e condições de desenvolvimento humano, promovem a cidadania, tratam de direitos e deveres, além de prepararem para o mercado de trabalho. Tudo isso, alia teoria e prática, com rodas de conversa, dinâmicas de grupo, recreação, visitas técnicas e culturais, ações de mobilização planejadas e executadas pelos jovens nas comunidades com foco na educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), participação no Ciclo de Profissões da Bosch.

ViraVida

Criado em 2010, o Programa ViraVida no Paraná atende, atualmente, 140 jovens entre 15 e 21 anos, em situação de vulnerabilidade social, nas cidades de Curitiba e região, Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu. Os jovens são encaminhados pela Rede de Proteção do Direito da Criança e do Adolescente e durante seis meses, os selecionados passam por um momento de pré-aprendizagem, que inclui educação básica, atendimento psicossocial, acompanhamento pedagógico, formação profissionalizante, noções de autogestão, empreendedorismo, além de encaminhamento para o mercado de trabalho. Após o período de pré-aprendizagem e de acordo com o seu perfil profissional, o jovem é inserido no mercado de trabalho como jovem aprendiz junto ao Senai, Senac e empresas parceiras.



SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

Assessoria Sesi