Câmara realiza plantio simbólico da “Semente Contra a Corrupção”

Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário realizam o plantio simbólico da “Semente Contra a Corrupção”


“O Projeto deve ser regado, adubado e cuidado para que no futuro possamos colher os benefícios que ele trará para nossa sociedade. Vamos juntos ajudar Irati a Crescer sem Corrupção” – Sônia Zanlorenzi, Diretora da Escola Tancredo Martins

Na manhã desta sexta-feira (22), foi realizada na Câmara a solenidade simbólica de plantio da semente contra a corrupção, alusiva ao Projeto Irati – A gente Cresce sem Corrupção lançado este ano pela Mesa Diretora. Os três poderes Legislativo, Executivo e Judiciário realizaram o ato simbólico que representa a união, a luta e a importância do apoio de todas as instituições e da sociedade no combate à corrupção. A Câmara acredita que somente com a colaboração de todos e com mudanças de comportamento é que será possível combater efetivamente este mal que aflige o país.


 Representando o Legislativo, o 1º Secretário José Bodnar enfatizou a importância do projeto que tem apoio de renomadas instituições, trazendo um novo alento para Irati. “Estivemos nas 28 escolas municipais, foi bonito de ver a participação das crianças. Estamos começando uma nova história”.
O Juiz / Diretor do Fórum de Irati, Dr. Henrique Kurscheidt parabenizou a Mesa Diretora pela iniciativa, que visa formar eleitores conscientes e um novo amanhã. “Que a semente que está sendo plantada hoje floresça e renda bons frutos. Como disse o Ministro do STF, Barroso: ‘não somos atrasados por acaso e sim porque o atraso é bem defendido’. Nós representantes dos Poderes precisamos ensinar e dar bons exemplos porque as palavras convencem, mas os exemplos arrastam. É essencial que as nossas condutas demostrem que não admitimos estas práticas e que as nossas instituições não compactuam com este mal”, afirmou o Juiz citando uma frase do Ministro da Justiça - Sergio Moro: “a exposição e a punição da corrupção pública são uma honra para uma nação, não uma desgraça, a vergonha reside na tolerância e não na correção”.
A Secretária de Educação, Rita Almeida afirmou: “Estamos sempre trabalhando com projetos preventivos. Fazemos a nossa parte educando pelo exemplo. Agradeço a oportunidade de sermos parceiros neste importante projeto para o futuro. O combate a corrupção nos pequenos atos é essencial. Não existe jeitinho brasileiro, precisamos mostrar o jeito correto às nossas crianças”.
O Prefeito Interino de Irati, Nei Cabral discorreu sobre o início do projeto. “Começamos dando pequenos passos, conversando e ganhando força e logo já estávamos nas 28 escolas municipais. Agradeço todas as diretoras, coordenadoras, professoras e alunos pelo envolvimento no projeto. Uma ação com mais de 20 mil pessoas envolvidas somando alunos, pais, professores, instituições, imprensa, ou seja, 40% da população iratiense. O nosso projeto está sendo copiado por diversas Câmaras do Paraná. Estamos muito felizes. Plantamos a semente hoje e esperamos que este projeto seja continuado pelas próximas legislaturas. Todos juntos por um país sem corrupção”, destacou Cabral agradecendo também ao Hadamo Henrique Bueno da Silva da Escola Tancredo Martins e a Bianca Cecília Bianco da Escola Siqueira Rosas que muito bem representaram o projeto.
O Presidente da Câmara Mirim, Alessandro Henrique Duda entregou para a Diretora da Escola Tancredo Martins uma árvore representando a semente contra a corrupção que deverá ser plantada na escola simbolizando a frase: “Plante a honestidade e colha os frutos da prosperidade”. Em nome das 28 escolas municipais, Sonia fez agradecimentos: “É um privilégio estar participando deste momento histórico. Nos dias atuais a sociedade está recebendo chuvas de notícias que nos deixam tristes e desacreditados, onde o ter tem mais valor do que o ser. Este projeto deve ser regado, adubado e cuidado para que no futuro possamos colher os benefícios que ele trará para nossa sociedade. Vamos cuidar e fazê-lo crescer. Temos na nossa sociedade pessoas honestas, nós da Escola Tancredo temos orgulho do nosso aluno Hadamo estar representando esta bela campanha. Parabéns a todos os envolvidos. Vamos todos juntos ajudar Irati a Crescer sem Corrupção”.
Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, juntos realizaram o plantio simbólico da semente contra a corrupção na Câmara, um marco que representa a importância da união das famílias, escolas, instituições e dos cidadãos, indispensável para a construção de um mundo melhor e o fortalecimento da democracia que não existe sem uma prática cidadã em plenitude.
Na próxima semana, dia 25 iniciam-se as palestras na Câmara referentes aos temas: a corrupção nos pequenos atos; corrupção nas famílias e corrupção no poder público e na sociedade. Em torno de 200 alunos da rede municipal de ensino deverão participar por dia das palestras. Ao final do evento do dia 29, haverá uma caminhada contra a corrupção pelas ruas da cidade.

Programação / Palestras:
25/11 – 9 horas
Agostinho Vanderlei Basso
Palestrante, Escritor, Professor e Enfermeiro - graduado pela UNIOESTE de Cascavel. Graduado em Gestão Pública, pós-graduado em Educação em Saúde; Diácono Permanente na Diocese de Ponta Grossa; Pesquisador das áreas de Gestão de Pessoas, Motivação e Liderança; Instrutor de Cursos Profissionalizantes pelo SENAC; Professor de Teologia da Escola Diaconal Santo Estevão de Ponta Grossa; Palestrante e conferencista desde 1999 na linha motivacional, vendas, liderança e inter-relacionamento. Desenvolve palestras em parceria com as secretarias municipais de educação na formação de docentes e em escolas para adolescentes e jovens. Autor dos livros “A Arte de Vencer Sempre – Os Segredos dos Vencedores e (RE) Começar Sempre – a Chave do Sucesso e da Autorrealização.

26/11 – 9 horas
Silvana Przybyzeski
Advogada, Procuradora do Município de Rio Azul, Professora de Direito na Unicentro, Especialista em Direito e Processo Administrativo pela UEPG e Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Unicentro

27/11 – 9 horas
1º Sargento Valdemar Barankievicz
Graduado em Licenciatura Plena em História pela Unicentro. Pós-graduado em Segurança Pública pela Universidade Tuiuti do Paraná. Possui curso de formação de instrutor do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD). Atua na Patrulha Escolar Comunitária, um programa de assessoramento da Polícia Militar do Paraná à comunidade escolar no que se refere a segurança, tendo como prioridade ações preventivas e, em segundo plano, ações repressivas educativas.

28/11 – 9 horas
Adriano Gura
Guarda Municipal/ Agente de Trânsito – Graduado em Administração pela Unicentro. Idealizador e apresentador do projeto “EU FAÇO A MINHA PARTE”, desenvolvido nas escolas pela Guarda Municipal de Irati em conjunto com as secretarias de Educação e de Segurança Pública. Palestrante em empresas de Irati e região sobre temas relacionados a educação e segurança no trânsito.

29/11 – 9 horas
José Jairo do Amaral
Pastor Presbiteriano (Igreja Presbiteriana do Brasil), Formação acadêmica: Bacharel em Teologia. Pós-Graduação em Teologia Pastoral com ênfase em aconselhamento. Formação em Planejamento Estratégico (CTPI). Formação em Hipnose Clínica (Sociedade Psicanalítica do Paraná e pelo Instituto Arguere do Paraná). Psicanálise em Formação pela Sociedade Psicanalítica do Paraná.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)