Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário realizam o plantio simbólico da “Semente Contra a Corrupção”
“O Projeto deve ser regado, adubado e cuidado para que no futuro possamos colher os benefícios que ele trará para nossa sociedade. Vamos juntos ajudar Irati a Crescer sem Corrupção” – Sônia Zanlorenzi, Diretora da Escola Tancredo Martins
Na manhã desta sexta-feira (22), foi realizada na Câmara a solenidade simbólica de plantio da semente contra a corrupção, alusiva ao Projeto Irati – A gente Cresce sem Corrupção lançado este ano pela Mesa Diretora. Os três poderes Legislativo, Executivo e Judiciário realizaram o ato simbólico que representa a união, a luta e a importância do apoio de todas as instituições e da sociedade no combate à corrupção. A Câmara acredita que somente com a colaboração de todos e com mudanças de comportamento é que será possível combater efetivamente este mal que aflige o país.
Representando o Legislativo, o 1º Secretário José Bodnar enfatizou a importância do projeto que tem apoio de renomadas instituições, trazendo um novo alento para Irati. “Estivemos nas 28 escolas municipais, foi bonito de ver a participação das crianças. Estamos começando uma nova história”.
O Juiz / Diretor do Fórum de Irati, Dr. Henrique Kurscheidt parabenizou a Mesa Diretora pela iniciativa, que visa formar eleitores conscientes e um novo amanhã. “Que a semente que está sendo plantada hoje floresça e renda bons frutos. Como disse o Ministro do STF, Barroso: ‘não somos atrasados por acaso e sim porque o atraso é bem defendido’. Nós representantes dos Poderes precisamos ensinar e dar bons exemplos porque as palavras convencem, mas os exemplos arrastam. É essencial que as nossas condutas demostrem que não admitimos estas práticas e que as nossas instituições não compactuam com este mal”, afirmou o Juiz citando uma frase do Ministro da Justiça - Sergio Moro: “a exposição e a punição da corrupção pública são uma honra para uma nação, não uma desgraça, a vergonha reside na tolerância e não na correção”.
A Secretária de Educação, Rita Almeida afirmou: “Estamos sempre trabalhando com projetos preventivos. Fazemos a nossa parte educando pelo exemplo. Agradeço a oportunidade de sermos parceiros neste importante projeto para o futuro. O combate a corrupção nos pequenos atos é essencial. Não existe jeitinho brasileiro, precisamos mostrar o jeito correto às nossas crianças”.
O Prefeito Interino de Irati, Nei Cabral discorreu sobre o início do projeto. “Começamos dando pequenos passos, conversando e ganhando força e logo já estávamos nas 28 escolas municipais. Agradeço todas as diretoras, coordenadoras, professoras e alunos pelo envolvimento no projeto. Uma ação com mais de 20 mil pessoas envolvidas somando alunos, pais, professores, instituições, imprensa, ou seja, 40% da população iratiense. O nosso projeto está sendo copiado por diversas Câmaras do Paraná. Estamos muito felizes. Plantamos a semente hoje e esperamos que este projeto seja continuado pelas próximas legislaturas. Todos juntos por um país sem corrupção”, destacou Cabral agradecendo também ao Hadamo Henrique Bueno da Silva da Escola Tancredo Martins e a Bianca Cecília Bianco da Escola Siqueira Rosas que muito bem representaram o projeto.
O Presidente da Câmara Mirim, Alessandro Henrique Duda entregou para a Diretora da Escola Tancredo Martins uma árvore representando a semente contra a corrupção que deverá ser plantada na escola simbolizando a frase: “Plante a honestidade e colha os frutos da prosperidade”. Em nome das 28 escolas municipais, Sonia fez agradecimentos: “É um privilégio estar participando deste momento histórico. Nos dias atuais a sociedade está recebendo chuvas de notícias que nos deixam tristes e desacreditados, onde o ter tem mais valor do que o ser. Este projeto deve ser regado, adubado e cuidado para que no futuro possamos colher os benefícios que ele trará para nossa sociedade. Vamos cuidar e fazê-lo crescer. Temos na nossa sociedade pessoas honestas, nós da Escola Tancredo temos orgulho do nosso aluno Hadamo estar representando esta bela campanha. Parabéns a todos os envolvidos. Vamos todos juntos ajudar Irati a Crescer sem Corrupção”.
Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, juntos realizaram o plantio simbólico da semente contra a corrupção na Câmara, um marco que representa a importância da união das famílias, escolas, instituições e dos cidadãos, indispensável para a construção de um mundo melhor e o fortalecimento da democracia que não existe sem uma prática cidadã em plenitude.
Na próxima semana, dia 25 iniciam-se as palestras na Câmara referentes aos temas: a corrupção nos pequenos atos; corrupção nas famílias e corrupção no poder público e na sociedade. Em torno de 200 alunos da rede municipal de ensino deverão participar por dia das palestras. Ao final do evento do dia 29, haverá uma caminhada contra a corrupção pelas ruas da cidade.
Programação / Palestras:
25/11 – 9 horas
Agostinho Vanderlei Basso
Palestrante, Escritor, Professor e Enfermeiro - graduado pela UNIOESTE de Cascavel. Graduado em Gestão Pública, pós-graduado em Educação em Saúde; Diácono Permanente na Diocese de Ponta Grossa; Pesquisador das áreas de Gestão de Pessoas, Motivação e Liderança; Instrutor de Cursos Profissionalizantes pelo SENAC; Professor de Teologia da Escola Diaconal Santo Estevão de Ponta Grossa; Palestrante e conferencista desde 1999 na linha motivacional, vendas, liderança e inter-relacionamento. Desenvolve palestras em parceria com as secretarias municipais de educação na formação de docentes e em escolas para adolescentes e jovens. Autor dos livros “A Arte de Vencer Sempre – Os Segredos dos Vencedores e (RE) Começar Sempre – a Chave do Sucesso e da Autorrealização.
26/11 – 9 horas
Silvana Przybyzeski
Advogada, Procuradora do Município de Rio Azul, Professora de Direito na Unicentro, Especialista em Direito e Processo Administrativo pela UEPG e Mestre em Desenvolvimento Comunitário pela Unicentro
27/11 – 9 horas
1º Sargento Valdemar Barankievicz
Graduado em Licenciatura Plena em História pela Unicentro. Pós-graduado em Segurança Pública pela Universidade Tuiuti do Paraná. Possui curso de formação de instrutor do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROERD). Atua na Patrulha Escolar Comunitária, um programa de assessoramento da Polícia Militar do Paraná à comunidade escolar no que se refere a segurança, tendo como prioridade ações preventivas e, em segundo plano, ações repressivas educativas.
28/11 – 9 horas
Adriano Gura
Guarda Municipal/ Agente de Trânsito – Graduado em Administração pela Unicentro. Idealizador e apresentador do projeto “EU FAÇO A MINHA PARTE”, desenvolvido nas escolas pela Guarda Municipal de Irati em conjunto com as secretarias de Educação e de Segurança Pública. Palestrante em empresas de Irati e região sobre temas relacionados a educação e segurança no trânsito.
29/11 – 9 horas
José Jairo do Amaral
Pastor Presbiteriano (Igreja Presbiteriana do Brasil), Formação acadêmica: Bacharel em Teologia. Pós-Graduação em Teologia Pastoral com ênfase em aconselhamento. Formação em Planejamento Estratégico (CTPI). Formação em Hipnose Clínica (Sociedade Psicanalítica do Paraná e pelo Instituto Arguere do Paraná). Psicanálise em Formação pela Sociedade Psicanalítica do Paraná.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)
Post Top Ad
sábado, 23 de novembro de 2019

Câmara realiza plantio simbólico da “Semente Contra a Corrupção”
Tags
# Câmara de Irati
# Irati
Compartilhe
Irati
Marcadores:
Câmara de Irati,
Irati