ALEP sedia exposição de artista que morou em Irati


No dia 04/11, foi realizada no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP) a abertura da exposição de obras da artista plástica Vandecy Crema. A mostra, que acontece por proposição do deputado estadual Delegado Recalcatti, permanecerá neste espaço até o dia 22/11, uma sexta-feira. Vandecy Crema residiu em Irati durante muitos anos de sua vida. Durante a abertura, será realizada uma homenagem em memória da referida artista, a qual veio a falecer há um ano, no dia 01/11/2018.

Sobre a artista
Vandecy Crema nasceu em 1942, no município de Caçador, SC. Desde cedo demonstrou interesse pela arte, sempre se destacando nesta área durante o período escolar, no interior do Paraná (Irati, Ponta Grossa e Guarapuava). Depois de ir morar com sua família em Curitiba, formou-se Bacharel em Economia. Foi professora do Estado, onde lecionou para turmas do ensino médio e técnico por 25 anos.



Fez cursos de Desenho com Kennedy e no Atelier de Arte Museu Alfredo Andersen, local onde também fez curso de Pintura. Também teve aulas de pintura com os artistas plásticos: Latiff Salim, Celso Coppio e Camargo (da Galeria Camargo).

Iniciou as atividades de ensino em pintura em 1991 em ateliê próprio, tendo ministrado aulas de pintura em tela no clube Círculo Militar do Paraná, na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) e na Sociedade Duque de Caxias.


No período compreendido entre 1992 e 2014, realizou uma série de exposições individuais em Espaços Culturais diversos, e também participou de exposições coletivas entre 1989 e 1999.

Participou do leilão de Obras de Arte pelo Canal TV Cidadão, com a leiloeira Marilda Ferreira, onde foram vendidas obras para diversas regiões do Brasil, como: Santa Catarina, Bahia, Amazonas, Rio de Janeiro, entre outras. Possuem obras da artista colecionadores particulares de Curitiba, São Paulo, Florianópolis, Maranhão, Goiânia e, no exterior, Montevidéu, Roma, Gênova, Madri e Japão.

Algumas de suas obras foram cartões de Natal da Rede Feminina de Combate ao Câncer, do Hospital Erasto Gaertner, durante 3 anos (de 2002 à 2004). O Ministério das Comunicações em Brasília possui uma obra da artista, representando o 1º carteiro. Em 1997 foram comercializadas 5 obras da artista, pela marchand e galerista Elaine Schneider. Quatro obras da artista integram o acervo de artes do Círculo Militar do Paraná.

Mais informações sobre a artista pelo telefone (41) 9 9640 0771, com Priscilla Malheiros, ou pelo e-mail aula.assessoria@gmail.com.