Agostinho Basso abre ciclo de palestras do “Projeto Irati – A Gente Cresce sem Corrupção”



Na manhã desta segunda-feira (25), aconteceu na Câmara a primeira palestra da Semana de Combate a Corrupção alusiva ao Projeto Irati – A Gente Cresce sem Corrupção. O Palestrante, Escritor, Professor e Enfermeiro, Agostinho Vanderlei Basso, discorreu sobre a corrupção nos pequenos atos, na família e no poder público para aproximadamente 200 crianças das Escolas Municipais Francisco Stroparo, Francisco Vieira de Araújo, João Batista Anciutti e Olaria Filipaki. Os vereadores José Bodnar, Alberto Schereda e Edson Luís Elias acompanharam a palestra junto com as crianças.
De forma bastante dinâmica, Agostinho iniciou explanando sobre o termo corrupção. Segundo ele, na esfera das relações humanas em particular, a palavra está relacionada ao suborno, ato ou efeito de se corromper, oferecer algo para obter vantagem em negociata onde se favorece uma pessoa e se prejudica outra.
Basso envolveu os estudantes exemplificando situações de corrupção no dia a dia como tentar subornar o guarda para evitar multas, falsificar carteirinha de estudante, dar ou aceitar troco errado, entre outros exemplos. Sobre corrupção na família chamou a atenção para as mentiras, as negociações do tipo: “se passarem de ano ganha um celular novo ou cobrar para ajudar em casa, ficar com o troco das pequenas compras, não cuidar e nem economizar naquilo que é possível (luz acesa, torneira pingando, jogar comida fora, etc)”.
Em relação a corrupção no Poder Público, Agostinho destacou as compras de votos e as ofertas de favores, promessas de campanha enganadoras e mentirosas, fraudes nas licitações, suborno dos servidores públicos e empresários, conluio e suborno da Câmara de Vereadores, deputados e conselhos, entre outras situações.
A palestra foi muito produtiva, prendendo a atenção das crianças que participaram respondendo às perguntas dando exemplos também de situações vividas. Nesta terça-feira (26), às 9 horas a palestra ficará por conta da Advogada, Procuradora do Município de Rio Azul e Professora de Direito na Unicentro, Silvana Przybyzeski, que foi indicada pelo Observatório Social de Irati, parceiro do Projeto.
Na quarta-feira (27), às 9 horas que conduzirá a palestra será o 1º Sargento Valdemar Barankievicz, graduado em Licenciatura Plena em História pela Unicentro que atua na Patrulha Escolar Comunitária, um programa de assessoramento da Polícia Militar do Paraná à comunidade escolar no que se refere a segurança e ações preventivas e educativas. Na quinta-feira (28), será a vez do Adriano Gura, Guarda Municipal/ Agente de Trânsito, idealizador e apresentador do projeto “EU FAÇO A MINHA PARTE”, desenvolvido nas escolas em conjunto com as secretarias de Educação e de Segurança Pública.
Por fim na sexta-feira (29), às 9 horas a palestra será ministrada através de uma indicação do Observatório Social de Irati, pelo Pastor Presbiteriano, José Jairo do Amaral, bacharel em Teologia, pós-graduado em Teologia Pastoral com ênfase em aconselhamento, o qual também é formado em Planejamento Estratégico; Hipnose Clínica e é Psicanalista pela Sociedade Psicanalítica do Paraná.
No dia 29, ao final da palestra, os estudantes participarão de uma caminhada contra a corrupção pelas ruas centrais da cidade
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)