Sobre o radar da BR 153, Vereadores vão encaminhar ofício ao DNIT

Baseados nas recentes reclamações em relação ao radar na Vila São João, os vereadores vão encaminhar ofício ao DNIT solicitando providências e sinalização adequada no local


Na Sessão Ordinária do dia 22 de outubro, foram lidos no Expediente sete novos Projetos de Lei do Executivo e seis Indicações do Legislativo. Na Ordem do Dia, três projetos foram aprovados. A Tribuna Popular foi utilizada pela Presidente do Núcleo da BRASPOL de Irati, Nelsi Pabis, que discorreu sobre os 150 anos da imigração polonesa no Brasil.

O vereador Marcelo Rodrigues apresentou indicação sugerindo a construção de quatro novas salas de aula na Escola Municipal Vereador João Maria Pedroso, localizada no bairro Engenheiro Gutierrez, tendo em vista o elevado número de alunos no referido educandário, onde os mesmos enfrentam dificuldades com a superlotação de salas, razão pela qual pede-se as devidas providências. O 1º Secretário José Bodnar junto com o vereador Roni Surek, sugeriu a realização de melhorias na quadra de esportes coberta do Loteamento Jardim Virginia. Conforme os vereadores, se faz necessário também a limpeza do entorno da quadra, a substituição de uma quantidade de telhas quebradas, a pinturas das riscas e a substituição de alguns equipamentos esportivos que estão sem condições de uso, além da instalação de iluminação com refletores em LED e a melhoria na iluminação nas ruas no entorno da mesma. “O pedido é uma reivindicação dos moradores da localidade, para que a quadra possa ser utilizada tanto durante o dia como a noite, melhorando as condições de lazer de toda a comunidade do Loteamento Jardim Virginia”, destacaram os parlamentares.

O vereador Alberto Schereda solicitou serviço de tapa-buracos na Rua Ivan K. de Oliveira, no loteamento Cartoon I. “Tal serviço se faz necessário para melhorar a trafegabilidade de veículos e pedestres”, informou. Schereda também sugeriu estudos para implantação de uma travessia elevada na Rua XV de Novembro, na altura da Biblioteca Pública Municipal. O pedido se justifica, segundo ele, pelo fato de que a via mencionada é bastante movimentada e de fluxo rápido.
Roni Surek solicitou que seja enviado ofício ao maestro Wellington Costa, a fim de convidá-lo nesta Casa de Leis para fazer uso da Tribuna Popular e discorrer sobre o desenvolvimento do Projeto musical “Banda Orquestra XV de Julho”. Nivaldo Bartoski sugeriu a realização de serviços de cascalhamento, com urgência, a pedido dos moradores, na estrada da comunidade de Campina Branca, que se encontra com muitos pontos críticos.

ORDEM DO DIA
Na Ordem do Dia, em segunda votação foi aprovado o Projeto de Resolução nº 003/2019, que autoriza o Legislativo Municipal a abrir crédito adicional especial no valor de R$ 110.000,00. Em primeira votação foram aprovados os projetos nº 083/2019, que cria o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA do Município de Irati -PR e o projeto de lei nº 084/2019, que altera o art. 2º da Lei nº 3923 de 26 de dezembro de 2014.

PALAVRA-LIVRE
O 1º Secretário José Bodnar fez uma prestação de contas contando que esteve representando o Legislativo, no dia 21 de outubro, na Casa Civil junto com a Presidente da ANAPCI, Terezinha Miranda Veres, a convite do Deputado Estadual - Emerson Bacil, participando de uma solenidade onde o deputado destinou emenda parlamentar para a instituição no valor de R$ 62 mil para compra de um veículo. “Agradecemos ao deputado, que vem fazendo um bom trabalho em Irati, ajudando as instituições”. O vereador também contou que está recebendo muitas reclamações em relação ao radar na Vila São João, “um caça níquel”. Conforme Bodnar, o DNIT sem consultar a população baixou a velocidade de 50 para 40 km/h e não fez a sinalização adequada. “Existe uma enxurrada de multas, tem pessoas com oito autuações só nestes últimos dias. Já fizemos um ofício e peço a assinatura de todos os vereadores para que possamos encaminhar ao responsável do setor no DNIT, no qual solicitamos adequação da sinalização alertando sobre a velocidade máxima permitida aos usuários, requerendo, inclusive, que a velocidade permitida volte a ser 50 km/h”, relatou.

Edson Luís Elias contou que esteve participando no dia 17 de outubro da vinda do Secretário do Estado de Educação em Irati, que contou com a presença de professores, diretores e alunos, destacando a maravilhosa apresentação dos alunos do Colégio Xavier, que fizeram uma apresentação em libras, “foi sensacional, emocionante e contagiante. Um dia que ficou para história de Irati na esfera da educação”. No dia 18, Elias relatou sobre a sua participação no aniversário da 8ª Companhia Independente de Irati. “Nove anos de história, um momento de gala com a presença de vários comandantes de Irati e região. Um cerimonial militar maravilhoso”. O vereador registrou também que na primeira quinzena deste mês, receberam em Irati no Colégio Duque de Caxias, o Comandante Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Péricles de Matos, “que muito nos orgulha, um iratiense. O Coronel fez questão que o encontro fosse realizado lá, pois estudou no Colégio. Na oportunidade foi entregue uma viatura para Patrulha Escolar, que vai atender Irati e região”. Elias agradeceu também o convite para noite ucraniana, parabenizando os organizadores. Agradeceu também o convite para noite especial de Louvor a Deus no último final de semana na Assembleia de Deus. “Fui muito bem recebido, um coral sensacional, mais de 200 vozes, uma pregação iluminada da pastora da Bahia. Saímos de lá com uma visão diferenciada da vida”. Por fim, o vereador relembrou que na semana passada parabenizaram todos os professores, cumprimentando mais uma vez os profissionais da Apae, estendendo os parabéns também à Professora Flávia Ângela Zanin, que assumiu a direção da Apae de Rebouças.

Roni Surek elogiou a Audiência Pública sobre Inclusão e Acessibilidade e a 1ª Caminhada com Piquenique Inclusivo realizados no último sábado (19). Elogiou também o Sr. Neves, que com todas as dificuldades criou seu filho cadeirante sozinho, o qual já está com 29 anos. “Na corrida realizada na noite do dia 19 com saída na Rua da Cidadania, ele correu 10 km empurrando seu filho. Foi emocionante, foram muito aplaudidos”. Surek chamou a atenção contando que na última reunião do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência não deu quórum. “Na reunião do dia 22, tinha seis conselheiros apenas, nós temos que buscar mais pessoas envolvidas. Precisamos nos engajar mais e frequentar as reuniões, lutar e levar ideias”, chamou a atenção de todos. Surek contou ainda que na tarde do dia 22, ganhou um presente de aniversário ao entregar o restante dos certificados para as Merendeiras e Zeladoras que foram homenageadas com Moção de Aplausos em agosto. “Pessoas que se dedicam integralmente cuidam das escolas como se fossem suas casas e cuidam dos nossos netos e filhos como se fossem seus”, destacou. O vereador discorreu também sobre a reunião que teve no dia 22 com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Emiliano Gomes e a presidente do Contur, Eliete Gouveia. “Uma área que precisa ser melhor explorada, o turismo religioso é o mais fiel que existe, quantas belezas nós temos para mostrar à região, ao Paraná e ao mundo. A nossa reunião foi para criação do Projeto Marco Zero”, comentou Surek finalizando sua palavra relembrando a todos da Conferência Municipal do Meio Ambiente, que será realizada nesta sexta-feira (25), “momento da população participar, opinar e fazer questionamentos”.

Marcelo Rodrigues contou que foi indagado recentemente por uma situação que envolve o vereador Rogério Luís Kuhn. “Dias atrás teve uma postagem no facebook, na qual o vereador esteve em uma das rotatórias com uma propaganda de uma das suas empresas. Existe a Lei nº 3348/2011, a qual institui o programa de adoção de praças públicas, parques, áreas públicas de caráter esportivo ou recreativo, áreas verdes e viveiros de Irati, estabelece seus objetivos e procedimentos, suas espécies e limitações das responsabilidades e dos benefícios dos adotantes. E agora existe um decreto assinado pelo prefeito publicado em junho de 2019, que regulamenta a Lei em referência. A minha preocupação é que a Lei Orgânica do município diz no art. 33, que os vereadores não poderão desde a diplomação celebrar ou manter contrato com o município. Sei que você não tem contrato com a prefeitura, mas a sua empresa faz vínculo à sua campanha de vereador como Rogério da Cristina e pode dar conotação de pré-campanha eleitoral, pois você tem cargo eletivo. Peço que você busque informações sobre esta situação. Se você não fosse vereador, não teria problema, mas como é detentor de mandato, não é legal”, alertou. Em um aparte, Rogério agradeceu a orientação, “a propaganda é um beneficio que o executivo fornece para quem faz a manutenção do espaço. Mesmo assim, agradeço a orientação vou continuar mantendo, mas vou tirar a placa”.
Helio de Mello enalteceu a vinda do secretário estadual de educação em Irati, o qual esteve conversando diretamente com professores, diretores e alunos entendendo como funciona a educação na ponta e no Núcleo de Educação, que abrange novos municípios. “Ficamos felizes com a notícia que vai haver concurso para contratação de professores no Estado. Além disso, o Secretário comentou do Programa que está sendo criado no governo ‘Ganhando o Mundo’, onde um estudante por núcleo, através de concurso, nota ou prova terá a oportunidade de estudar no exterior. São 32 núcleos no Paraná. De grande importância principalmente para os alunos das famílias de baixa renda”, elogiou. Dentre as reivindicações feitas, Mello comentou sobre alguns pedidos. “Sobre o Porte de Escolas, a cada 100 alunos, o educandário tem direito a um secretário, um servente, um diretor, mas não tem direito a equipe pedagógica, portanto, pedimos que as escolas do interior tenham outra consideração, tendo em vista, que a realidade é outra. Sobre os refeitórios, grande parte das escolas não tem, é algo improvisado. As quadras esportivas precisam ser valorizadas, pois são salas de aula, laboratórios que precisam ser bem-feitos”, comentou. Helio elogiou a Prova Paraná, um diagnóstico criado para avaliação da educação de como está, onde podemos chegar e o que queremos. “A Vinda do Secretário de Educação para Irati foi de grande valia”.

O Presidente Nei Cabral parabenizou todos os vereadores pelas palavras e sobre o pronunciamento do vereador José Bodnar em relação ao radar da BR 153, disse que vai assinar junto, pois o referido radar está instalado em lugar errado e pediu para que todos os vereadores assinem junto, “assim ganhamos força para resolver esta situação”.

Acompanhe a Sessão Ordinária na íntegra através do ícone “Sessões Gravadas”.
(Assessoria Câmara Municipal de Irati)