Castração de cães teve início em Irati


Teve início nesta terça-feira (08/10) o serviço de castração de cães de rua em Irati. Os primeiros bairros atendidos foram o Jardim das Américas e o Alto da Lagoa, por apresentarem maior concentração destes animais. 

A empresa vencedora da licitação, Fernanda Boico Macedo ME, será responsável por executar 120 procedimentos na presente etapa do projeto da Prefeitura. “Até o final de 2019 deverão ser aproximadamente 200 castrações”, citou a veterinária.

Cães de rua em Irati - PR
 
No primeiro dia, 20 fêmeas passaram pelo processo de esterilização. O contrato prevê 100 fêmeas, e também 20 machos. Pela licitação, os serviços exigidos são: consulta de pré-operatório, deslocamento do local onde o animal reside até a clínica, e o retorno do mesmo. A empresa deve ainda fornecer uma diária de internamento, analgésico, antibiótico, assistência para tirar qualquer dúvida do proprietário sobre o pós-operatório e, após 10 dias, deslocamento para retirar os pontos.

“Esta ação da Prefeitura visa a redução da população dos animais de rua, atingindo as questões ambiental e sanitária. É importante que se frise que, após a castração, o animal é devolvido ao mesmo local de onde foi retirado. Com isso, depois do pós-operatório, o mantenedor deste animal fica responsável pelos cuidados necessários com o mesmo. Contamos com a colaboração da população, e vamos agir bairro por bairro”, destaca a secretária de Ecologia e Meio Ambiente, Magda Adriana Lozinski. 

Texto e fotos:
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Prefeitura de Irati - PR