Câmara lança Projeto “Irati – A Gente cresce sem Corrupção”


O vereador Nei Cabral, atual presidente da Câmara Municipal de Irati - PR, lançou na noite do dia 24 de setembro, o novo projeto da Casa de Leis: “Irati – A Gente cresce sem Corrupção”. Uma iniciativa da Mesa Diretora, oportuna para o momento de crise ética que o Brasil vive. A campanha deverá envolver as 29 escolas da Rede Municipal de Ensino e conta com a parceria e apoio da Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria Municipal de Educação e  da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania, do Ministério Público, do Observatório Social de Irati, do Fórum Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e de outras entidades.

De acordo com Nei Cabral, a intenção é promover o combate à corrupção e disseminar uma cultura baseada na dignidade, honestidade, em princípios éticos, na participação social e no exercício pleno da cidadania. “Entendemos que é em casa e na escola que se forma o caráter. Precisamos falar mais sobre o assunto e combater a corrupção na família, na escola, nos bairros, na cidade, estado e país”, destacou.

“Além do aspecto educacional da campanha voltada às crianças e aos adolescentes, a ideia é estimular o exercício da ética e da cidadania, essencial para que tenhamos um futuro melhor. precisamos plantar novos frutos. A iniciativa precisa ser abraçada por todos”, afirmou Nei Cabral, enfatizando que este projeto é uma semente, que deverá crescer nas escolas, fazendo os jovens refletirem sobre a questão: “Como posso combater a corrupção?”

Nei Cabral contou que a partir da próxima semana, os Vereadores deverão estar nas escolas disseminando a ideia e distribuindo materiais informativos alertando os jovens sobre a importância da participação de todos nesta luta. No dia 22 de novembro, haverá uma grande mobilização, com o plantio da Semente Contra a Corrupção. 

O presidente da Câmara destacou ainda que, durante a semana do dia 25 ao dia 29 de novembro, a Casa de Leis estará promovendo para os alunos um grande evento com palestras referentes aos temas: "A Corrupção nos Pequenos Atos"; "Corrupção na Família" e "Corrupção no Poder Público e na Sociedade". A Campanha deverá ter seu encerramento no dia 30 de novembro com uma grande caminhada na cidade contra a corrupção. “No nosso dia-a-dia e nas nossas relações, visualizamos a grande necessidade de um trabalho neste sentido, envolvendo os jovens. Precisamos de ações urgentes que mudem o comportamento das pessoas em relação as práticas corruptas, que na cabeça de muitos só existe no âmbito do poder público. As pessoas não costumam considerar o ato de corrupção de furar fila, cola na escola, não devolver o troco quando o atendente erra, estacionar em vagas reservadas, não devolver um objeto mesmo quando se sabe quem é o dono, entre outros pequenos atos. A mudança começa na gente”, alertou o vereador.

Nei Cabral chamou a atenção da sociedade, orientando que todo cidadão pode participar, incentivando práticas e atitudes positivas, que contribuam para o fortalecimento da honestidade do povo. “No dia-a-dia, na comunidade, na escola, no trabalho, nos mais diferentes lugares é possível dizer não à corrupção, fazendo simplesmente o que é correto e melhor para todos”, opinou o parlamentar, acrescentando: “ou permanecemos como estamos, ou mudamos a estrutura desde a base. Acreditamos que a família e a escola são capazes de sustentar uma mudança cultural radical no Brasil. Agradecemos a todos os parceiros que são importantes para que possamos perpetuar este importante projeto na cidade. Uma grande ação, que vai nos ajudar a relembrar a importância de praticarmos atitudes responsáveis no dia-a-dia”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Irati - PR.

Texto e Imagens:
Assessoria