Trote Solidário Unicesumar promove inclusão de pessoas com deficiência


Projeto aconteceu na última sexta-feira (12) na APAE Rural de Irati


De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem mais de 45 milhões de pessoas com deficiência. Sensível à essa realidade, o projeto de extensão do curso de Serviço Social da Unicesumar mobilizou os estudantes para conhecer a realidade e organizar ações em favor da causa da pessoa com deficiência em parceria com diferentes entidades.

Neste ano, os alunos organizaram atividades de interação, de conscientização e de impacto, que promovem o entretenimento das pessoas com deficiência e ajudam a comunicar a causa, gerando engajamento e apoio, além de desenvolver as entidades do Terceiro Setor que atendem a esse público, dentro das suas necessidades.

A coordenadora de Serviço Social da EAD Unicesumar, Maria Cristina Araújo de Brito Cunha, explica que o projeto é multidisciplinar e, para o desenvolvimento das atividades, envolve todos os cursos da instituição. “Para integrar as ações e conseguir resultados ainda mais positivos, trabalhamos em parceria com alunos de Serviço Social, Pedagogia, Gastronomia, Moda, Marketing e mais 45 outros cursos. Neste ano, todas as ações foram estruturadas para dar visibilidade às entidades que trabalham com esse público, além de transformar o ambiente e a compreensão das pessoas com deficiência e sobre elas mesmas”, destaca.

Segundo o Analista Pedagógico da Grupo Saber – Unicesumar Irati, Gabriel dos Santos, no ano passado o Trote Solidário Unicesumar focou em instituições que atendem dependentes químicos e aconteceu em mais de 50 polos que pesquisaram as necessidades das comunidades terapêuticas de suas regiões para desenvolverem atividades e oficinas. Em Irati foi desenvolvido na Comunidade Bethânia.

Neste ano o objetivo do Trote Solidário Unicesumar foi desenvolver atividades que promovam a inclusão das pessoas com deficiência e a consciência cidadã na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE Rural de Irati.

“É fundamental que todos estejamos unidos, pois o ganho não é apenas para as entidades. Para os universitários e para a Unicesumar também foi uma forma de desenvolver o aprendizado na prática, abordar a questão das pessoas com deficiência, além de falar sobre inclusão, pois somos uma comunidade formada por diferentes necessidades e realidades”, completa Gabriel.

Para conhecer mais sobre o trabalho realizado pela APAE Rural de Irati e saber as formas de contribuir com a instituição, ela está localizada na Chácara São Francisco de Assis, no Prolongamento da Avenida Vicente Machado.