Sede Administrativa da Secretaria de Cultura é instalada


Aconteceu na manhã do último sábado, 20/07, a instalação da Sede Administrativa da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico da Prefeitura de Irati - PR. O evento fez parte do calendário oficial do aniversário de 112 anos da Emancipação Política do município. 

Veja a seguir na reportagem:


A partir das 09h e prosseguindo até 12h30, diversos artistas locais se apresentaram, abrilhantando a entrega do novo espaço de Irati, e contando com expressivo público, entre autoridades, secretários, vereadores, representantes de instituições vinculadas à cultura, empresários e sociedade em geral.

A entrega oficial da sede contou ainda com representantes das etnias polonesa e ucraniana, apresentações de alunas do Studio de Dança Izabela Proceke, Banda da Guarda Mirim de Irati, pintura facial, tênis de mesa e piscina de bolinhas.

Nas apresentações musicais no palco popular montado no espaço, revezaram-se vários artistas como Rochinha, Xiru e Serginho Trevisan, Magal e Nelsinho, Guaraná, Wellington Costa, Marcelo Saczuk, Carlos Magno e Rogério Menon, entre outros. Também o secretário de Cultura, Alfredo van Der Neut, participou com sua gaita de diversas apresentações.

MANIFESTAÇÕES
A entrega da Sede Administrativa da Secretaria de Cultura de Irati recebeu várias manifestações positivas por resgatar para a Casa da Cultura, ainda em reformas a serem continuadas, a sua função principal.

Sobre isso, o secretário Alfredo Van Der Neut declarou: “A Casa da Cultura deve necessariamente servir aos eventos culturais, assim como ela foi prevista no passado. Então temos agora separadamente o local do dia-a-dia de administração, e um ambiente histórico em reforma que, por motivos técnicos e burocráticos acabou se entravando, mas que vamos fazer o possível para retomar sua restauração no menor espaço de tempo”.

Para o prefeito Jorge Derbli, “o dia alegre do sábado, representa a euforia de se ter uma sede da Secretaria de Cultura em Irati e, com esse reaproveitando de espaço que foi totalmente reformado, vislumbrar ampla utilização do antigo casarão pelos nossos talentos e por exposições culturais”. 

Veja também as fotos no Facebook da Prefeitura de Irati - PR.

Texto e foto:
Secretaria Municipal de Comunicação Social
Prefeitura de Irati - Paraná