Presidente Nei Cabral encerra 1º semestre da Câmara com balanço positivo


“Atingimos o nosso objetivo de aproximar a população, planejar e debater junto o futuro da nossa cidade”, destacou o Presidente.



Antes do início do recesso parlamentar, o Presidente Nei Cabral fez um balanço, uma prestação de contas à população do 1º semestre deste ano. A Câmara entrará em recesso nesta quinta-feira (18 de julho) e retornará às atividades legislativas no dia 6 de agosto.

Conforme o Presidente, foram realizadas 23 Sessões Ordinárias neste período com a apreciação de 60 Projetos de Lei do Executivo e 29 do Legislativo; 133 Indicações e 22 Requerimentos dos Vereadores. “Isso significa que os projetos que deram entrada nesta casa, de ambos os poderes, foram todos apreciados e analisados com muita competência pelas Comissões da Casa. Estamos encerrando o primeiro semestre com pauta limpa”, assegurou.

Nei destacou também as importantes Audiências Públicas que foram realizadas durante o período, a vinda de secretários municipais e a participação de convidados e cidadãos na Tribuna Popular. “Atingimos o nosso o objetivo de aproximar a população, planejar e debater junto o futuro da nossa cidade”, comemorou. 

Em alusão aos 112 anos de Irati, o Presidente destacou a participação do Legislativo com a entrega de Título de Cidadão Honorário ao empresário Carlos Reksua Filho e de Título de Cidadão Benemérito ao Coronel Péricles de Matos, atual comandante geral da Polícia Militar do Paraná. Enalteceu também a 8ª Edição da Câmara Mirim, que este ano contou com a importante parceria do Fórum Eleitoral de Irati, que tornou legítimo o processo eleitoral, através do voto dos estudantes nas urnas eletrônicas, “uma aula de democracia e cidadania”. Ainda sobre a parceria com o Fórum Eleitoral, Cabral elogiou o projeto “Parlamento Jovem”, desenvolvido no Colégio Sesi e coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). “É uma satisfação para nossa Casa apoiar este projeto que envolve jovens, futuros representantes de Irati”, declarou. 

O Presidente exaltou também o prestígio da casa em recepcionar o Governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, em uma solenidade que reuniu mais de 15 prefeitos, o qual anunciou a liberação de mais de 27 milhões para a região e de R$ 12 milhões para Irati. “Foi a primeira visita realizada pelo Governador à região da Amcespar, e nós tivemos a honra de sediar este importante momento para Irati e região”. 

Sobre os diversos eventos realizados na casa, o Presidente enalteceu a Semana da Cidadania, com grandes palestrantes, realizada pela Observatório Social de Irati e a solenidade de entrega de comando do 3º Subgrupamento de Bombeiros à Tenente Carla Adriana Prado Spak Sobol, a primeira mulher a comandar a instituição em 70 anos de história. “Eventos que orgulham e engrandecem o nosso parlamento”, afirmou.

De acordo com o Presidente, o marco deste primeiro semestre foi a instituição da Procuradoria da Mulher na Câmara, um projeto aprovado por unanimidade votos pelos vereadores, que criou este importante setor que vem apoiando as mulheres, incentivando ações que proporcionem melhor aplicação da Lei Maria da Penha e a participação feminina na política.

Por fim, sobre o orçamento da Casa, Nei reafirmou a postura da Mesa Diretora e dos vereadores de economizar com austeridade os recursos para que o Executivo possa, no final do ano, reverter o valor em benefícios à população, em especial nos setores que mais carecem de investimentos como educação, saúde, estradas rurais e segurança. “Foram seis meses bastante produtivos, agradeço a parceria da Mesa Diretora pelas discussões e decisões e aos vereadores pelo trabalho. Estamos entrando em recesso das atividades parlamentares, mas não é férias, os vereadores continuarão atuando em suas respectivas comunidades e o atendimento na Câmara estará funcionando normalmente”, concluiu o Presidente agradecendo a população de Irati pelos elogios e críticas. “Juntos conseguimos alcançar nossos objetivos e ajudar a nossa querida Irati prosperar”, finalizou.

Veja também a matéria no site da Câmara.

Texto e foto:
Assessoria de Imprensa 
Câmara Municipal de Irati - Paraná