Flona de Irati promove “Um Dia no Parque” no domingo (21/07)


Visitar uma Unidade de Conservação é conectar-se com a natureza, com a história e cultura de um povo. A campanha Um Dia no Parque quer celebrar as Unidades de Conservação ao incentivar a visitação às mais de duas mil UCs que ajudam a proteger a rica biodiversidade e a história do país. 

Além dos benefícios para a saúde, o ecoturismo colabora com a economia e, especialmente, ajuda a criar uma ligação entre o visitante e a natureza, ampliando a conscientização para a necessidade de proteção das áreas e criação de novas Unidades de Conservação.

Desde 2018, a Coalizão Pró UCs realiza a campanha Um Dia no Parque, uma ação de mobilização e engajamento que visa o fortalecimento das Unidades de Conservação brasileiras por meio da criação de uma cultura de conhecimento e valorização das áreas protegidas do Brasil.

Na primeira edição do Um Dia no Parque, milhares de brasileiros visitaram as Unidades de Conservação e praticaram atividades como caminhada, ciclismo, observação de aves, slackline, yoga, contemplação da paisagem. As atividades foram promovidas pelas UCs com a participação de parceiros, e também por associações, empresas particulares, voluntários e outros. Houve até quem teve a oportunidade de visitar uma UC de sua região pela primeira vez.

A Floresta Nacional de Irati (antigo IBAMA) estará participando do projeto neste ano de 2019 com as seguintes atividades neste domingo 21 de julho:
Manhã:
•    8h30min às 12h – 1º Passarinhando na Flona de Irati
O guia Elizeu Eduardo Czekalski estará acompanhando as pessoas interessadas em aprender a conhecer melhor a natureza e a aprender a fotografar animais e paisagens em ambiente natural.



Tarde:
•    13h às 17h30min – a Floresta Nacional de Irati estará aberta ao público para visitação nas trilhas, eco museu e demais estruturas. O lugar é ideal para fazer piquenique, soltar pipa, jogar futebol, vôlei, andar de bicicleta, passear pelas trilhas e conhecer mais sobre a natureza no eco museu.


Todos os eventos do dia não precisam de inscrições antecipadas, serão gratuitos e acompanhados por funcionários e voluntários da Floresta Nacional de Irati.

Maiores informações a respeito das atividades desenvolvidas na Floresta Nacional de Irati podem ser obtidas no email flonadeirati@icmbio.gov.br e nas páginas oficiais:


Texto e fotos:
Floresta Nacional de Irati - ICMBio