Parlamento Jovem - Vereadores são diplomados e empossados


Visando estimular a formação política cidadã, a Câmara Municipal de Irati foi convidada pelo Fórum Eleitoral para ser parceira do Projeto Parlamento Jovem, coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Em Irati, as atividades voltadas aos estudantes do Ensino Médio estão sendo realizadas no Colégio Sesi. Na manhã desta terça-feira (18), foi realizada na Câmara a posse e diplomação dos eleitos na presença do Presidente da Câmara Nei Cabral, do promotor eleitoral, Dr. Eduardo Ratto Vieira, do coordenador do Colégio Sesi, Rafael Ruteski e dos vereadores José Bodnar e Roni Surek.



As atividades do Parlamento, segundo o Técnico Judiciário do Fórum Eleitoral, Dirceu Wrobel Junior, tiveram início no Colégio com a construção do projeto, que incluiu todos os alunos do educandário. “Após a eleição e posse dos eleitos, serão realizadas sessões plenárias, sendo que a intenção do Colégio é desenvolver pelo menos uma sessão por bimestre. O cronograma de atividades segue até o final do ano, quando se encerra a Legislatura 2019, salientou Wrobel comentando ainda que o objetivo do projeto é propiciar aos jovens a vivência do processo político e o exercício de habilidades de debate, argumentação, articulação e busca do bem comum. “Além disso, os jovens deverão apresentar durante as sessões projetos de lei voltados à melhoria do município”, afirmou.




O responsável pelo projeto no Colégio Sesi, é o coordenador Rafael Ruteski. Segundo Dirceu, este ano, o projeto está sendo realizado apenas no Sesi, entretanto, “a ideia é a expansão do projeto para outras escolas”, frisou. Durante a diplomação dos eleitos, Rafael Ruteski comentou que este projeto está acontecendo em 55 escolas do Paraná, “com o intuito de formar jovens com noções básicas de direito e cidadania, conscientes do processo eleitoral, capazes de defender suas ideias e atuar em decisões importantes para a sociedade. É uma honra para o Colégio estar participando, somos gratos ao Fórum Eleitoral pela oportunidade”, agradeceu.




O Presidente Nei Cabral parabenizou todos os envolvidos no projeto relembrando o momento delicado que o país vive na política. “As pessoas estão descrentes, não querem nem falar do assunto, e nós fomos privilegiados em Irati, porque temos Vereadores Adultos, Jovens e Mirins. É uma satisfação poder contar com pessoas interessadas em levar a boa política a frente e ser parceiros deste importante projeto educativo. Desejo um bom mandato aos eleitos”, declarou Cabral colocando a Casa de Leis a disposição dos Jovens Vereadores para que possam acompanhar as atividades legislativas.




Dr. Eduardo Ratto Vieira enalteceu o Parlamento Jovem que representa, segundo ele, o futuro do país. “São estes jovens que em breve ocuparão cargos no Executivo, Legislativo e Judiciário. O Brasil engatinha quando se trata do exercício da democracia, as pessoas não sabem o que faz, efetivamente, um vereador. Por isso, a importância deste projeto desenvolvido na base. Se projetos como este forem desenvolvidos em cada escola do país, teremos uma realidade cultural muito superior e diferenciada em relação aquilo que vivenciamos hoje. Daqui 10, 20 e 30 anos, anos teremos um mínimo de consciência a respeito de democracia e cidadania superior à de hoje”, afirmou o Promotor.




A primeira Sessão Ordinária deverá ser realizada em breve, a qual deve ser agendada pelo Colégio Sesi, que vive um momento histórico com a participação inédita no Projeto Parlamento Jovem.


Texto e foto:
Assessoria 
Câmara Municipal de Irati - Paraná