Membros da AMBRA visitam Gabinete da Prefeitura

Associação dos Moradores da Bacia do Rio das Antas fez pedidos e agradecimentos ao prefeito. 

Na última sexta-feira (14/06), diversos representantes da Associação dos Moradores da Bacia do Rio das Antas (AMBRA) estiveram presentes no Gabinete da Prefeitura Municipal de Irati, em reunião com o prefeito Jorge Derbli. Durante a visita, foram encaminhadas reivindicações de melhorias, como pavimentação, e foi também feito um agradecimento à atual Administração, em relação aos investimentos recentemente realizados na Drenagem Urbana, os quais impediram que a região central da cidade e bairros como Canisianas e Vila Nova fossem atingidos com alagamentos da mesma intensidade dos anos anteriores, mesmo com o elevado volume de chuvas registrado no final do mês de maio e início do mês de junho. Nesta época, houve registro de mais de 100mm de precipitação em um mesmo dia.



Ao dialogar com integrantes da AMBRA, o prefeito Jorge Derbli fez menção às obras realizadas no município para reduzir o impacto das enchentes, como: a grande obra do Canal Hídrico do Arroio dos Pereiras na região central da cidade para aumentar a vazão hidráulica nas proximidades da Rua Carlos Thoms e da Rua Dr. Munhoz da Rocha; a limpeza de encostas de material assoreado de boa parte do Rio das Antas e no arroio Nhapindazal; a construção de novos bueiros e tubulações em pontos estratégicos de situações críticas na Rua Edgar Távora, Rua Marechal Floriano, Rua Miguel Bay e Rua Santa Bertila; manutenções diversas de limpeza, dentre outras obras localizadas em diferentes bairros.

Além destes serviços, Derbli, juntamente ao secretário municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Adriano Batista, também destacou a recente elaboração do Plano Diretor de Drenagem Urbana, o qual trará elementos técnicos para, por meio de medidas estruturais e não estruturais, reduzir os impactos de alagamentos e enchentes. Trata-se de um importante instrumento de planejamento, que vem se somar ao Plano Diretor Municipal.

De acordo com Claudia Aparecida Wendrechoski, que é moradora do bairro Canisianas e integrante da AMBRA, as melhorias feitas recentemente no município, como as obras na rua Antonio Budel, deram maior segurança aos moradores da localidade, pois mesmo com as fortes chuvas, não houve alagamentos neste ponto, como havia acontecido em anos anteriores, segundo o depoimento prestado por Claudia.


Texto e foto:
Secretaria Municipal de Comunicação Social