Audiência Pública vai debater a situação dos animais abandonados no município


“Precisamos encontrar soluções concretas para este problema que traz graves consequências à saúde pública”, afirmou Roni Surek


A Câmara Municipal vai promover no dia 27 de junho, às 19 horas, uma Audiência Pública com o intuito de mobilizar a sociedade e debater junto com órgãos e entidades a situação dos animais abandonados nas ruas do município. A inciativa partiu do vereador Roni Surek, que apresentou um requerimento no dia 23 de abril, solicitando um amplo debate sobre esse problema social, que também é questão de saúde pública.

Conforme o vereador, o descaso com este assunto que perdura há anos, mostra que o poder público e parte da sociedade ainda não está convencida deste grave problema. “O investimento e olhar especial por parte do poder público é fundamental, mas os órgãos responsáveis pelo controle da população de animais só obterão êxito com a ajuda de toda a sociedade. Em Irati, a Ong Amigo Bicho luta para amenizar a situação, mas diariamente a população de cães e gatos abandonados nas ruas aumenta por falta de responsabilidade das famílias, que descartam os bichos desumanamente, desrespeitando o princípio básico de um mundo civilizado: o respeito à vida”.

Todos os vereadores da casa estão engajados nesta luta. Recentemente, o vereador Marcelo Rodrigues esteve junto com o 1º Secretário, José Bodnar, e representantes da Ong Amigo Bicho no município de Rebouças visitando o abrigo de animais, localizado na comunidade de Cachoeira dos Domingues, divisa com Irati. Segundo Rodrigues, a Ong está cansada de pedir ajuda e nada nunca é resolvido. “Precisamos encontrar uma solução para o nosso município. Em Rebouças, o abrigo fica retirado da cidade e é um espaço muito bem cuidado pela equipe. Temos que nos unir e buscar, através dos nossos representantes, recursos para que Irati também possa ter o seu abrigo”, alertou Marcelo comentando que não se trata de um canil público e sim de um espaço, com profissionais da área, que deverão acolher, tratar e realocar os animais na sociedade.

José Bodnar contou que a Amigo Bicho já realizou mais de cinco mil castrações em Irati através de doações e patrocínios. “Imaginem se não tivessem feito este trabalho, como as nossas ruas estariam”, indagou o 1º Secretário afirmando que encaminhará um ofício ao Deputado Estadual Emerson Bacil solicitando recursos, com projeto em anexo, para que este tão sonhado abrigo se concretize.

O Presidente Nei Cabral enalteceu o trabalho da Ong Amigo Bicho, que mesmo com todas as dificuldades financeiras, luta diariamente pela causa animal. “Acredito que precisamos realizar um amplo debate, pois o problema vai muito além, e sabemos que somente o abrigo não será capaz de sanar a situação dos animais abandonados. Existe a necessidade também de investir e adotar políticas públicas de conscientização junto a população”, alertou.

Perante a relevância do assunto, Roni convoca toda a sociedade para este importante e democrático debate, permitindo que todos os cidadãos possam explanar e apontar ideias e soluções, “para que juntos possamos construir uma Irati melhor para as futuras gerações”.

Texto e foto:
Assessoria