Estudantes vão às urnas escolher representantes da Câmara Mirim


Este ano, a Mesa Diretora inovou e o Programa, que está na sua 8ª edição, está sendo realizado em parceria com o Fórum Eleitoral de Irati, legitimando ainda mais o direito ao voto de cada estudante nas urnas.

Nos dias 15 e 16 de maio, o Presidente Nei Cabral junto com o 1º Secretário - José Bodnar, o 2º Secretário - Alberto Schereda, a Diretora Geral da Câmara - Ana Paula Kengerski e a coordenadora do Programa na Secretaria de Educação - Dione Cristina Antunes, estiveram nas escolas repassando informações e orientações aos alunos do 5º ano sobre a importância do voto e a função do vereador na sociedade. Nos próximos dias, as escolas deverão eleger o Vereador Mirim e o Suplente, através do voto legítimo nas urnas eletrônicas, os quais tomarão posse no dia 10 de julho, às 9 horas, em alusão as festividades dos 112 anos de Irati.

Este ano as 10 escolas participantes do Programa são: Escola Municipal João Paulo II; Olaria Filipaki; Rosalina Cordeiro de Araújo; Matilde Araújo Nascimento; Padre Wenceslau; Mercedes Braga; Tancredo Martins; Siqueira Rosas; Antonina Fillus Panka e João Maria Pedroso.
Os Vereadores foram muito bem recebidos nas escolas pelas diretoras e coordenadoras e principalmente pelos alunos, que demonstraram bastante interesse pelo Programa, sendo que em algumas escolas os estudantes, inclusive, já estão em campanha, apresentando propostas, com o intuito de convencer os colegas, que serão os melhores representantes para a comunidade escolar.

De forma simples e objetiva, o Presidente Nei Cabral e os vereadores Bodnar e Alberto conversaram com as crianças, repassando orientações sobre os poderes constituídos e principalmente sobre o voto consciente, que deve ser feito de forma democrática com responsabilidade. A Diretora Ana Paula, que coordena os trabalhos da Câmara Mirim repassou informações de como as atividades serão desenvolvidas durante a legislatura.

Continua abaixo da foto.


Satisfeito com a boa aceitação do Programa pelas escolas, o Presidente Nei Cabral enalteceu a importante participação do Fórum Eleitoral de Irati. “Com a eleição da Câmara Mirim através das urnas eletrônicas, como de fato acontece nas eleições municipais, estamos despertando nas crianças o interesse e a importância do voto, instrumento que pode transformar a vida dos cidadãos. A intenção do Programa é justamente conscientizar as crianças para que sejam bons eleitores e, sobretudo, bons candidatos. É fundamental que, desde cedo, os estudantes se coloquem como agentes políticos de mudança, capazes de transformar a realidade em casa, no bairro, na escola, na cidade, estado e país”, afirmou.

Para o 1º Secretário Bodnar e o 2º Secretário Alberto foram dois dias de aproximação com os mirins, um período de grande aprendizado. “Um excelente Programa que leva os estudantes à democracia e à cidadania, buscando melhorias para a escola e comunidade”, destacaram. Conforme Bodnar, “é preciso transformar a realidade da política no país hoje, mostrando aos pequenos que é possível fazer uma boa política, digna e honesta, e contribuir para a melhoria dos serviços públicos”, declarou. O vice-presidente, Wilson Karas, também destacou a importante inovação deste ano, onde os alunos terão a oportunidade do primeiro contato com a urna eletrônica oficial.

Até o final do mês de maio, as escolas deverão divulgar os nomes dos vereadores e suplentes eleitos para a Legislatura 2019, que terá sua Sessão de Posse no dia 10 de julho, com a diplomação e juramento dos eleitos e a eleição da Mesa Diretora. Assim como ocorre nas Sessões Ordinárias da Câmara, os cidadãos também poderão acompanhar os trabalhos da Câmara Mirim - Legislatura 2019 pelo site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.

Texto e foto:
Assessoria