Passeio com os idosos do Asilo Santa Rita


No último sábado (27), alguns dos idosos do Asilo Santa Rita saíram da rotina, e passaram uma tarde diferente. Primeiramente, foram ao parque aquático de Irati, onde passearam e andaram de trenzinho - inclusive com a presença do ilustre "Nhô Pacífico", personagem interpretado pelo professor José Maria Grácia Araújo, que faz referência à figura histórica de Pacífico de Souza Borges. Depois, foram fazer um lanche no alto da Colina Nossa Senhora das Graças, aos pés da imagem da Santa, visitando também o santuário. Um deles, inclusive, citou ter tido a oportunidade de cumprir uma velha promessa. 

A ação foi idealizada pelas estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Bruna Gabrieli Petranskei e Daiane Lima, as quais solicitaram apoio ao grupo Voluntaria - que vem desde 2018 promovendo diversos atos importantes de voluntariado junto ao Asilo e outras instituições de Irati - e também da Prefeitura Municipal de Irati que, por intermédio do chefe de gabinete Luís Antônio "Ico" Andreassa, cedeu um ônibus para o transporte dos idosos.



De acordo com as estudantes, o passeio com os idosos integra o projeto "Socioeducativa", que faz parte da grade curricular do curso de Pedagogia, no qual os alunos devem desenvolver 20 horas de ações em instituições não-educacionais. Além disso, o Socioeducativa também tem como objetivo aproximar a Unicentro da comunidade iratiense e, neste mesmo intuito, serão desenvolvidas outras cinco ações que estão planejadas para os próximos meses com o Asilo Santa Rita, dentro deste mesmo projeto.

Agradecimento especial à Panificadora Irati, que cedeu os lanches.