Vereadores Mirins visitam Jardim Botânico, ALEP e Palácio

“Esta viagem ampliou os nossos conhecimentos e interesse pela política. Uma visita que ficará marcada para sempre nas nossas vidas”, afirmou o Presidente Vynicius

- Veja as fotos e vídeo no final da matéria

No dia 21 de novembro, os vereadores mirins, suplentes, diretoras e professoras, acompanhados do Presidente Helio de Mello e dos vereadores Alberto Schereda, Roni Surek, José Bodnar e Valdenei Cabral da Silva estiveram em Curitiba realizando visita no Jardim Botânico, na Assembleia Legislativa do Paraná e no Palácio Iguaçu.

As visitas tiveram início no Jardim Botânico, um dos principais pontos turísticos da capital do Estado, que tem um grande potencial no processo de educar através de experiências diretas com o mundo natural. A maioria dos Mirins não conhecia o espaço e ficaram admirados com a fonte d’água e a estufa, em estrutura metálica e vidro, que abriga espécies botânicas da Floresta Atlântica. Ficaram bastante eufóricos também com o lago ao lado que contém muitos peixes e tartarugas. O encantamento era visível no rosto de cada um.
Já na Assembleia Legislativa do Paraná, os Mirins foram recepcionados pela funcionária do cerimonial da ALEP, Jeniffer Sarti, que além de apresentar as instalações do Legislativo, repassou informações sobre os trabalhos dos deputados estaduais e explicou o funcionamento das sessões e o processo legislativo. Os Vereadores fizeram muitas perguntas sobre a função dos deputados, além de participaram do início da Sessão Ordinária do dia.
No Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado, os mirins conheceram o acervo artístico e cultural conservado no local, a escada das debutantes, o jardim onde se encontra o mapa do Paraná, uma estrutura de concreto, esculpida em alto relevo pelo artista Miguel Roger, o salão para visitas presidenciais, entre outros espaços.
Em entrevista à TV Assembleia do Paraná, a Vereadora Mirim Maria Eduarda Witeck da Escola João Paulo II relatou a satisfação de poder conhecer a ALEP, os deputados e toda a sua equipe. “Uma experiência incrível, que nunca vamos mais esquecer, além das amizades que fizemos”.
A suplente da Escola Tancredo Martins, Isabela da Rosa Stavicki afirmou que foi um dia de muito aprendizado. “Além de aprendermos mais sobre a política e a história do nosso Estado, ainda tivemos a oportunidade de conhecer o Jardim Botânico, uma área linda, aproveitamos cada momento. Foi uma viagem inesquecível”.
Satisfeito com a viagem, o Presidente Vynicius Cardoso da Escola Francisco Stroparo agradeceu os vereadores pela oportunidade. “Esta viagem ampliou os nossos conhecimentos e interesse pela política. Uma visita que ficará marcada para sempre nas nossas vidas”.
Desde 2013 acompanhando os vereadores mirins até a capital do estado, o Presidente da Câmara, Helio de Mello, conta que tem percebido a cada ano o quanto este programa vem ganhado força no município. “São 29 escolas municipais, destas 10 participam e realizam eleições nas escolas de forma democrática. Esta aproximação do Legislativo com a comunidade é fundamental. Os mirins aprendem na prática a verdadeira função dos vereadores na sociedade, os quais inclusive apresentam indicações e minutas de projetos que são encaminhados ao prefeito”, afirmou Mello salientando mais uma vez a importância do Programa que amplia o conhecimento de todos em relação à política.
Os vereadores Valdenei Cabral da Silva, Roni Surek, José Bodnar e Alberto Schereda também destacaram a importância do Programa para a formação cidadã das crianças. “Um programa que permite um conhecimento aprofundado sobre o processo democrático, mostrando que é possível, por meio da política, fazer o bem e transformar a realidade do município”.
A próxima Sessão Ordinária da Câmara Mirim, que encerra os trabalhos da Legislatura 2018, será realizada no dia 5 de dezembro, às 9 horas no plenário da Câmara.

Vídeo:













Texto e Fotos: Assessoria Câmara Municipal de Irati
Vídeo: Sergio Popo