OUTUBRO ROSA - Câmara Municipal apoia a campanha


Na sessão ordinária da última terça-feira (04/10) da Câmara Municipal de Irati - PR, alguns dos vereadores estiveram trajando roupas alusivas à campanha do Outubro Rosa, um movimento surgido ainda na década de 1990 a nível internacional, que visa conscientizar a sociedade a respeito do Câncer de Mama e mais recentemente também do Câncer de Colo de Útero: duas das doenças que mais matam mulheres no mundo todo, e que têm chances maiores de cura quando diagnosticadas ainda nos estágios iniciais.



De acordo com o vereador Helio de Mello (MDB), presidente da Câmara Municipal de Irati - PR, a conscientização sobre a importância da prevenção da doença é fundamental para diminuir o número de casos, tendo em vista, que estudos recentes comprovam que o câncer de mama está acometendo mulheres cada vez mais jovens. “E quanto mais cedo for o diagnóstico, mais chances de cura. Alertar para a prevenção é fundamental. E é nosso dever, como agentes públicos, estimular a participação de toda a sociedade nesta luta”, afirmou Mello na Sessão Ordinária do dia 2 de outubro.

O Presidente da Câmara também agradeceu à Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (ANAPCI) e à Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), “instituições que vêm desempenhando voluntariamente ações de conscientização para o diagnóstico precoce da doença”, afirmou. Helio também fez um convite para que representantes dessas instituições possam fazer uso da Tribuna durante este mês de outubro, repassando orientações sobre o câncer de mama, alertando às famílias sobre a importância de se fazer os exames, rotineiramente, aumentando as chances de tratamento e cura.

OUTUBRO ROSA
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

O objetivo da campanha é divulgar informações gerais sobre câncer de mama, promover o conhecimento e estimular a postura de atenção das mulheres em relação às suas mamas e à necessidade de investigação oportuna das alterações suspeitas (Estratégia de Conscientização) e informar sobre as recomendações nacionais para o rastreamento e os benefícios e os riscos da mamografia de rotina, possibilitando que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização do exame.

Informações:
Assessoria