Conheça a história de Mário Spaki, o 1º Bispo iratiense



Recentemente, o Padre Mário Spaki, de Irati - PR, foi nomeado para ser o Bispo Diocesano de Paranavaí, estando neste momento com o título de Monsenhor, até que aconteça sua Ordenação Episcopal. 

Para saber mais detalhes sobre a história do primeiro Bispo iratiense - que também é, atualmente, o mais jovem nomeado do Brasil - o Jornal Iratiin foi conhecer de perto a família de Mário Spaki, no Cerro da Ponte Alta, e também visitar a escola em que ele estudou quando era jovem, hoje sede da Escola Municipal Olavo Anselmo Santini e do Colégio Estadual de Rio do Couro. Na oportunidade, nossa equipe entrevistou Mário sobre a importância da família e da Educação na base dos ensinamentos, e também conversou um pouco com Izidoro Spaki, pai de Mário, que revelou alguns detalhes sobre a infância de seu filho. 


A Ordenação Episcopal de Mário Spaki está marcada para o dia 22 de junho de 2018, às 18h, na Catedral Sant'Ana, de Ponta Grossa. A posse canônica, na Catedral Maria Mãe da Igreja, de Paranavaí, está marcada para às 16h do dia 08 de julho, data em que acontece a celebração do Jubileu de Ouro da Diocese.

BIOGRAFIA
Mário Spaki nasceu em Irati em 14 de dezembro de 1971. É o quinto filho do casal Izidoro e Therezinha Spaki (in memoriam). Foi batizado em 19 de dezembro de 1971.

Fez seus estudos primários na Escola Municipal do Cerro da Ponte Alta e na Escola Municipal Olavo Anselmo Santini, do Rio do Couro, ambas no interior de Irati, de 1979 a 1987. O Ensino Médio, Mário cursou no Colégio Estadual São Vicente de Paulo, em Irati, de 1988 a 1990.

Em 1987, durante as Missões Saletinas, sentiu o chamado de Deus, entrando para o Seminário Propedêutico Diocesano, no início de 1991. De 1992 a 1994 estudou filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae (IFITEME), da Diocese de Ponta Grossa. Em 1995 recebeu permissão de Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, Bispo Diocesano, para fazer um ano de espiritualidade, na Escola Sacerdotal Vinea Mea, de Loppiano, Florença – Itália.

Tendo tido ótimo aproveitamento no curso de espiritualidade, terminando aquele ano, foi convidado para prosseguir seus estudos em Roma e, obtendo autorização de Dom Murilo, cursou Teologia e Mestrado em Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, anos 1995 a 2001. Em outubro de 2001 retornou ao Brasil, e Dom João Braz de Aviz, Bispo de então da Diocese de Ponta Grossa, o enviou para a Paróquia São José da mesma cidade, a fim de ajudar o Pe. Agostinho Antônio Rutkoski. Ali permaneceu por dois anos e dois meses. Nesse período, ainda como seminarista, começou a lecionar disciplinas dogmáticas no IFITEME, permanecendo como professor por dez anos.

Em 02 de fevereiro de 2003 foi ordenado Diácono por Dom João Braz de Aviz e, em 03 de agosto de 2003, Presbítero, por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger. Dom Sérgio Arthur Braschi, que assumiu a Diocese de Ponta Grossa em agosto de 2003, o nomeou reitor do Seminário Diocesano São José, função que exerceu de 2004 a 2011. Nesse tempo, Padre Mário atuou na Pastoral da Diocese, coordenando por um quadriênio a prioridade diocesana dos Pequenos Grupos e, na sequência, um quadriênio coordenando a prioridade das Santas Missões Populares. Ainda nesse período desenvolveu a Ação Evangelizadora Nossa Igreja Mãe, em 2006, que, em poucos meses, envolveu a população da Diocese e arrecadou fundos para o término da Catedral Sant’Ana de Ponta Grossa. Naqueles anos fez três pós-graduações: Counseling, no Instituto de Aconselhamento e Terapia do Sentido de Ser (IATES), em Curitiba; Formação de Presbíteros Diocesanos no Instituto Santo Tomás de Aquino de Belo Horizonte e o curso Cultura e Meios de Comunicação no Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC), em São Paulo.

De 2008 a 2011 foi Presidente da Comissão dos Presbíteros do Paraná e Secretário da Comissão Nacional dos Presbíteros. Em setembro de 2011 foi eleito pelos Bispos do Paraná Secretário Executivo do Regional Sul 2 da CNBB, com sede em Curitiba, onde se encontra até o presente momento.

De 2012 a 2015 fez o curso de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. Atualmente é diretor espiritual do Instituto Católico de Psicologia e Pesquisa (ICaPP), com sede em Curitiba. Participou ativamente de todo o processo de abertura e desenvolvimento da Missão Beato Paulo VI da Guiné-Bissau, missão ad gentes da Igreja do Regional Sul 2. Além disso, protagonizou a Ação Evangelizadora Missão, Palavra e Pão que, em 2016, envolveu a Igreja do Paraná na arrecadação de recursos para a aquisição de 20 mil Bíblias para a África.

Veja também:
Transmissão ao vivo da Ordenação Episcopal do Monsenhor Mário Spaki

Fonte:
CNBBs2 - Padre Mário Spaki é nomeado Bispo Diocesano de Paranavaí

Reportagem:
Jornal Iratiin, com informações da Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos Brasileiros (CNBB)