Nelson Cordeiro Justus assume Presidência da Cohapar


Em solenidade realizada terça-feira (24) na sede da Companhia de Habitação do Paraná, em Curitiba, a governadora do Estado, Cida Borghetti (PP), deu posse ao novo presidente da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, que já atuava na companhia desde 2011 como Diretor de Regularização Fundiária. Nelson assume a presidência antes ocupada por Abelardo Lupion, que foi nomeado recentemente como secretário de Estado de Infraestrutura e Logística.

Na página oficial de Facebook da governadora Cida Borghetti, foi publicado um vídeo feito na cerimônia de posse. Veja o vídeo a seguir:


Na cerimônia, estiveram presentes, além da governadora Cida Borghetti (PP), a mãe e a esposa do novo Presidente (Nilva Justus e Aline Albano Justus). Representando a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), compareceu ao evento o deputado estadual Nelson Justus (DEM), que é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Também esteve na posse o prefeito de Guaratuba - PR, Roberto Justus (DEM). Marcaram presença ainda os secretários de Estado: da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; do Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa Sobrinho; do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Bonetti; o ex-presidente da Cohapar, e que assume a Secretaria da Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion; os presidentes da Codapar, Tino Staniszewski; da Cohab de Curitiba, José Lupion Neto;  da União Geral dos Trabalhadores, Paulo Rossi; o superintendente do Banco do Brasil, Fernando Favoretto e a ex-governadora do Paraná, Emília de Sales Belinati.

Cerimônia de Posse 



Nelson Cordeiro Justus assume a titularidade da companhia com a missão de dar continuidade ao forte ritmo de produção de projetos habitacionais, que passou a ser tratado com prioridade a partir de 2011, em uma política de valorização do setor iniciada pelo então governador Beto Richa (PSDB). Desde então, cerca de 105 mil famílias paranaenses foram beneficiadas com a construção de casas populares, obras de urbanização, infraestrutura e regularização fundiária.

Os investimentos no período movimentaram quase R$ 5 bilhões do poder público, viabilizados graças às parcerias com o Governo Federal, prefeituras e demais órgãos estaduais. Há ainda um potencial para a construção de outras milhares de unidades habitacionais, além de obras de urbanização e infraestrutura, que estão sendo desenvolvidos pela equipe técnica ou aguardam a liberação de recursos da União.

Apesar de uma redução expressiva na fonte de recursos federais para financiamento de projetos habitacionais, pesam a favor da Cohapar uma série de medidas tomadas pela diretoria para adequação aos novos desafios. As mudanças envolveram a inauguração de uma nova sede e escritórios regionais, medidas de redução de custos e geração de novas fontes de receitas e um novo modelo de gestão de projetos.

A partir da disponibilização de um sistema de cadastro online a companhia facilitou o acesso da população aos empreendimentos disponíveis, com um processo de inscrição e seleção completamente transparente. Ao mesmo tempo, a empresa passou a definir prioridades de investimentos com base em informações fornecidas pelos próprios cidadãos e técnicos das prefeituras, com o desenvolvimento de projetos adequados à realidade socioeconômica de cada localidade.

PERFIL
Formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Nelson Cordeiro Justus possui pós-graduação em Direito Empresarial e é especialista em Direito das Cidades pela Sociedade Brasileira de Direito Público.

Após uma década de atuação como advogado, em que trabalhou principalmente na prestação de consultoria para a administração pública, Nelson ingressou na Cohapar em 2011 na recém-criada diretoria de Regularização Fundiária. Seu objetivo era desenvolver uma nova linha de atuação na empresa para resolver a situação daquelas famílias que já possuíam casas, mas que ainda não tinham a documentação legal de seus imóveis.

À frente da diretoria, Nelson Cordeiro Justus foi responsável por coordenar projetos que beneficiaram mais de 25 mil famílias com a regularização de áreas e entrega de títulos de propriedade. Ele também foi o idealizador do maior programa de regularização fundiária da história do estado, o Morar Legal Paraná, cuja meta é promover a titulação de mais 42 mil moradias até 2019, com investimentos que ultrapassam R$ 40 milhões do tesouro estadual.

Informações: 
Agência Estadual de Notícias (AEN)  
Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar)


Fotos:
Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar)