Prefeitura faz entrega simbólica de uniformes licitados em 2017


Em uma cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (20/02), na Escola João Paulo II (CAIC), no bairro Fernando Gomes, o prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB), e a secretária de Educação, Rita Almeida, fizeram a entrega dos 5600 kits de uniformes escolares para toda a rede municipal de ensino. Participaram desta entrega o secretariado municipal, professores, vereadores, pais, alunos e a comunidade vizinha. 

Um dos dias mais esperados pela gestão municipal chegou. Havia o comprometimento com a distribuição de uniformes escolares para todas as crianças e, por problemas na licitação no decorrer de 2017, os kits não puderem ser distribuídos antes. Neste ano, a Prefeitura entrega o kit com uma jaqueta, uma calça, duas camisetas, três pares de meias e um par de tênis. A aquisição custou R$ 644 mil de investimento dos cofres públicos. Cabe ressaltar que os kits foram entregues nos tamanhos informados em 2017 pelas escolas à Secretaria Municipal de Educação.

A cerimônia iniciou com a apresentação dos alunos do projeto “Música e Arte nas Escolas” com a fanfarra do maestro Rondon Mansani. Representando a Câmara de Vereadores, o presidente Helio de Mello, relatou sua alegria em participar do evento. “É um prazer muito grande estar neste momento que é voltado não só para a Educação, mas voltado para toda a família de Irati, pois é um projeto de cunho social que é muito importante e a Câmara sempre foi parceira nestes trabalhos que são voltados para a comunidade, como o projeto de música do maestro Rondon, que insere crianças e jovens a uma oportunidade dada pela escola”, disse Mello. Ele observa que, enquanto vereador, tem o compromisso de voltar seus olhos para a fiscalização e aplicação de dinheiro público.

Falando em nome de toda a rede municipal de ensino, a secretária Rita Almeida relembrou todo o processo da aquisição dos uniformes. “Nós sofremos muitas questões burocráticas, e nós superamos! Não foi fácil a angústia do ano todo, mas eu sou otimista, pois é muito fácil ser pessimista de achar que as coisas não vão dar certo. E nós, não! Nós fomos lutando até que conseguimos”, comemorou. Segundo Rita, o kit do uniforme escolar será um alento para as famílias. Ela salientou estar muito feliz por viver este momento na Educação de Irati. 

Celebrando a cerimônia de entrega dos uniformes, o prefeito Jorge Derbli lembrou do período em que foi candidato a prefeito em 2012, colocando em seu plano de governo a distribuição de uniformes escolares para todos os alunos. “Então, agradeço a gestão anterior por ter aderido à ideia e, hoje, damos continuidade a este projeto. Como não queremos que aconteçam os mesmos problemas do ano passado, já estamos dando sequência para trabalhar na próxima aquisição dos kits”, destacou.

Na oportunidade, Derbli explicou à comunidade, com mais detalhes, o que houve para a demora da entrega dos uniformes. “Várias empresas participaram do processo de licitação e a mesma que fez os uniformes em 2016, foi a vencedora de 2017. Porém, uma empresa que nem participou da licitação alegou que deveríamos ter feito um processo separado por causa dos pares de tênis. E, depois de seis meses, a Justiça decidiu que o município de Irati estava certo e liberou nossos kits”, ressaltou o prefeito. De acordo com ele, nesta compra houve uma economia de R$300 mil em relação a 2016.

Uniformes sem nomes das escolas e CMEIs
Nesta aquisição, os uniformes não tiveram os nomes das escolas e centros de educação infantil (Cmeis) impressos. As informações que contém são as escritas: Prefeitura Municipal de Irati e Secretaria Municipal de Educação, além do brasão do município. “Nós pensamos nisso para padronizar porque, se um aluno vai para outra escola, por exemplo, não precisa comprar outro uniforme e, se houve falta de kit em algum Cmei, a gente pode remanejar de um para o outro que está precisando”, justificou Derbli. A cerimônia finalizou com a entrega simbólica dos uniformes para os alunos que foram representar suas escolas e Cmeis.

Texto e fotos: 
Assessoria de Comunicação