CÂMARA - Comissões Especiais são constituídas

Conforme o Presidente e o Regimento Interno da Casa, o prazo fixado para os trabalhos das comissões inicia-se no dia 1º de fevereiro de 2018

A Sessão Ordinária do dia 05 de dezembro transcorreu com a leitura de sete novos projetos de lei, uma moção de aplausos, 13 indicações e um requerimento do Legislativo. Na Ordem do Dia, sete projetos foram discutidos e aprovados. Os membros das comissões especiais foram indicados e empossados e dois vereadores fizeram uso da palavra-livre.

No expediente, os vereadores apresentaram indicações ao executivo sugerindo a execução de um trecho de reperfilamento em CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), na Rua Haiti, no Bairro Engenheiro Gutierrez; instituição do “Programa de Envelhecimento Ativo”, que tem como objetivo a criação, desenvolvimento e execução de políticas públicas direcionadas à população idosa; serviços de tapa-buracos e patrolamento na estrada que liga as comunidades de Linha E até o Itapará; reconstrução de uma ponte localizada na Linha F – divisa com a comunidade de Vista Alegre; tapa-buracos e patrolamento na estrada de Faxinal dos Antonios, cerca de 3 km; patrolamento na estrada da Linha Pinho, nas proximidades das residências dos Srs. Estefano Matis e Pedro Zanlorenzi; tapa-buracos na Rua Sanhaço (nas proximidades do Mercado Colonial), no bairro DER; serviços emergenciais na Rua Angelim Mosele, bairro Jardim California, em frente à residência de nº 382; instalação de cobertura no ponto de ônibus localizado na Avenida Vicente Machado, em frente ao nº 1.502; limpeza do córrego existente no final da Rua Nereu Ramos, próximo ao nº 923, no bairro Jardim Califórnia; substituição, com urgência, das lâmpadas queimadas nos postes de iluminação pública existentes na Rua João Batista Guerreiro, no bairro Canisianas (fundos da Angaí Autopeças) e agradecimentos ao Prefeito e à equipe da Secretaria de Viação e Serviços Rurais pelos serviços de manutenção realizados na estrada que liga a comunidade do Itapará ao Município de Inácio Martins.

O vereador Roni Surek também apresentou requerimento, em complementação ao Requerimento nº 025/2017 apreciado na 18ª Sessão Ordinária, referente ao levantamento a ser realizado acerca dos contratos firmados entre o Executivo e a empresa terceirizada Alta Vista Construções e Terraplanagem Ltda.

Considerando os Requerimentos nº 024, 025 e 026/2017, aprovados pelo plenário com base no Regimento Interno da Casa, o Presidente Helio de Mello indicou os membros das Comissões Especiais. A Comissão Especial para apuração de situações relacionadas à área da saúde pública municipal ficou assim composta: Presidente – Valdenei Cabral da Silva; Secretário – Nivaldo Bartoski; Membro – Wilson Karas.

A Comissão Especial para apuração e levantamento dos serviços prestados e os valores pagos acerca dos contratos firmados entre o Executivo e a empresa terceirizada Alta Vista Construções e Terraplanagem Ltda ficou dessa forma: Presidente – Marcelo Rodrigues; Secretário – Roni Surek; Membro – Valdenei Cabral da Silva.

Conforme o Presidente, segundo o Regimento Interno e considerando a proximidade do recesso parlamentar, o prazo fixado para os trabalhos das comissões inicia-se no dia 1º de fevereiro de 2018 e encerra-se em 30 de março do mesmo ano.

ORDEM DO DIA
Na Ordem do Dia, em segunda votação foi aprovado por unanimidade de votos os PLs nº 034/2017, que institui no âmbito do município de Irati, o “Dia Municipal do Gaúcho”.
Em primeira votação foram aprovados do Executivo os PLs nº 148/2017, que altera o art. 7º da Lei 1922/2002, referente a Contribuição para Custeio da Iluminação Pública dos imóveis não edificados e o nº 149/2017, autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial na importância de até R$ 70,00, com objetivo de finalizar recursos e posteriormente efetivar o encerramento da conta bancária existente. Do Legislativo foram aprovados os pls nº 039/2017 do vereador Roni Surek, que denomina a Praça dos Esportes e da Cultura, localizada no Conjunto Habitacional Joaquim Zarpellon, bairro Vila São João, de “PEC Valmir Ferreira”; nº 040/2017 da Mesa Diretora, o qual dispõe sobre a criação do cargo de Chefe de Secretaria no Quadro de Pessoal da Câmara Municipal de Irati; nº 041/2017 do vereador Marcelo Rodrigues, que dispõe sobre a remoção de veículos abandonados nas vias e logradouros públicos do Município de Irati e o nº 042/2017 do Presidente Helio de Mello, o qual cria o Plano Municipal de Conscientização e Prevenção ao Uso de Drogas e Entorpecentes no Ensino Fundamental do Município de Irati.

PALAVRA-LIVRE
Roni Surek destacou a sua participação na semana passada no encontro da SEAB referente ao abandono e maus tratos de animais. “Parabenizo a veterinária Cristina Bitencourt pelo evento, que reuniu veterinários, dirigentes da Ong Amigo Bicho, a secretária do meio ambiente, vigilância sanitária, entre outros participantes”. Surek também convidou todos para acompanhar no dia 7, a Sessão Solene de entrega de Título de Cidadão Honorário ao Sr. Antenor Spegiorin. O vereador agradeceu a Deus pelo último domingo, na comunidade do Taquari, onde ocorreu a grande decisão do Campeonato Amador de 2017 da Liga Iratiense de Futebol. “Foi o maior público da história do interior de Rio Azul. Um jogo memorável entre o Clube Atlético Reboucense e o Taquari. Agradeço a todos pelo envolvimento”.
Veja a Seguir:

Valdenei Cabral da Silva discorreu sobre o sucesso da 39ª Festa do Pêssego e o prestígio do prefeito. “90% da Câmara se fez presente. Este é o meu terceiro mandato como vereador, nunca tinha visto um prestígio como este. Em torno de oito prefeitos da região participaram da Festa. O prefeito e toda a sua equipe estão de parabéns pela competência e organização tanto do Rodeio Crioulo, como da Festa do Pêssego, que tinham perdido suas identidades”, frisou. Cabral parabenizou também os produtores pela exposição dos frutos e produção. “O Executivo fez a sua parte, realizando melhorias nas estradas para que os produtores pudessem escoar a safra”, afirmou o vereador. Em aparte o vereador Nivaldo Bartoski disse: “Hoje é possível ver o incentivo que o executivo está dando ao nosso agricultor no sorriso de cada um”. Veja a seguir:


Sobre as Comissões Especiais, Valdenei agradeceu também a sugestão do Roni para que seja incluída também a atual administração. “Queremos transparência. Convido também o Observatório Social para que possamos trabalhar juntos. Vivemos num país, que hoje nos envergonha com a corrupção, então temos que começar a combater por Irati. Não estamos dizendo que não está correto, mas vamos fiscalizar com mais rigor, dando exemplo para o país".

Acompanhe a Sessão Ordinária completa, com os discursos dos parlamentares na íntegra no site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.

(Assessoria Câmara Municipal de Irati)