INTERIOR - Patrolas compradas com repasse da Câmara estão em serviço

Na tarde desta segunda-feira (27/11), o Jornal Iratiin esteve presente no interior do município para acompanhar os trabalhos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Viação e Serviços Rurais, com uso das patrolas adquiridas pela Prefeitura por meio de um repasse feito pela Câmara Municipal de Irati - PR. Estão sendo executados serviços de patrolamento (nivelamento) e alargamento em um trecho de estrada rural que liga a comunidade do Rio do Couro até Boa Vista do Pirapó.

Na ocasião, nossa equipe teve a oportunidade de entrevistar o vereador Helio de Mello (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Irati, o secretário Anselmo Stadykoski, que responde pela pasta de Viação e Serviços Rurais, e também os agricultores Airton Maneira e seu filho Jefferson Airton Maneira, que são moradores das proximidades de onde o serviço foi executado, e fazem uso da estrada para escoar a safra.

Veja a seguir:



Caso prefira, você pode assistir as entrevistas no Facebook.

O repasse da Câmara Municipal à Prefeitura foi viabilizado por meio do Projeto de Lei 086/2017, de autoria do Executivo. Na época em que o projeto foi aprovado, o vereador Helio de Mello concedeu entrevista sobre o repasse, representando a Casa de Leis enquanto presidente. Em entrevista na segunda-feira no local, Helio fez sua fala tecendo comentários positivos. "A sensação é de poder ajudar o nosso agricultor", disse. "Em torno de R$ 940 mil reais o valor da aquisição dessas máquinas, com recursos repassados pela Câmara", informou. Mello foi acompanhado pelos vereadores: Marcelo Rodrigues (PP), Soldado Elias (PSDB) e Valdenei Cabral (PDT). O Prefeito Jorge Derbli (PSDB) também esteve no local.

Airton Maneira, que segundo ele mesmo é agricultor há sessenta anos, a situação no local estava complicada. "Nossa, aqui para poder vir pra roça, há dois, três meses atrás, vinha só de trator - e olhe lá, vinha encalhando. Agora, dá para dizer que temos estrada", avalia Maneira sobre a reforma, iniciada na semana passada. "Não passava dois carros ao mesmo tempo. Para a gente vir para a roça com a colheitadeira, tinha que vir com a máquina por cima dos barrancos e com a plataforma atrás do trator. Se não, não conseguia chegar na roça", lembra. O produtor rural também confirmou que, caso haja o cascalhamento do trecho, a condição de trafegabilidade no mesmo ficaria ideal, ressaltando que no local há grande movimento de agricultores de diferentes comunidades.

Filho do agricultor citado, o jovem Jefferson Airton Maneira mantém a tradição da família trabalhando no interior, e também é formado como Técnico Agrícola e Engenheiro Agrônomo. "Eu voltei a trabalhar em nossa região devido à alta produtividade das nossas lavouras. Temos um potencial produtivo muito alto. Conseguimos produzir muito mais aqui no nosso local, do que em outras regiões, devido às condições do solo. A única coisa que o agricultor pede hoje, é que seja dado atenção à situação das estradas e bueiros", argumenta Jeferson. "Aqui fazia quatorze anos que não era passado uma patrola, não era feito um bueiro, não era alargada a estrada. Não tinha mais condição de passagem. Nem de carro, nem de trator. Os próprios produtores precisavam vir com lâmina e pé-de-pato para conseguir passagem", relata.

De acordo com Jefferson Airton Maneira, o recurso repassado pela Câmara de Vereadores à Prefeitura de Irati foi bem investido. "Essas patrolas novas, que vieram mediante o repasse da Câmara, foram um excelente trabalho, um excelente investimento do dinheiro. A Prefeitura necessita de equipamentos mais novos para realizar os serviços. Com as máquinas novas, está havendo bastante evolução", comenta.

o secretário municipal de Viação e Serviços Rurais, Anselmo Stadykoski, por sua vez, descreveu o trabalho realizado como uma grande satisfação para a equipe da Secretaria. "Nessa estrada rural muito importante, os produtores estão há muitos anos trabalhando e colhendo seus cereais tendo que fazer baldeio de carga até o Rio do Couro. Foi um pedido dos vereadores, que nos auxiliaram com este recurso para que fossem adquiridas estas duas novas patrolas, que estão trabalhando aqui nestas estradas. Um trecho que liga o Rio do Couro até a Boa Vista do Pirapó. É uma importante região produtora do município de Irati, que precisava sim do apoio da gestão do prefeito Jorge Derbli (PSDB)", fala Stadykoski.

O secretário ainda enumerou outras localidades onde estão sendo desenvolvidos serviços. "Além desta região, estamos trabalhando em outras também. Uma equipe nossa está trabalhando lá em Governador Ribas, dando apoio nesta semana aos produtores de pêssego que precisam escoar sua produção. Lá na Serra do Itapará, há outra equipe trabalhando. Assim, estamos realizando obras importantes em todas as regiões do município de Irati. Na semana passada, demos um apoio aos produtores de leite da Linha Velha, e fizemos alguns reparos na estrada que liga a Linha B até Campina de Gonçalves Júnior. Para nós, é uma grande alegria poder realizar estes importantes serviços, dando valor ao trabalho do homem do campo", conclui Anselmo Stadykoski.

Leia também a matéria no site da Câmara.

Reportagem e Imagens:
Sergio Popo

Texto:
Leonardo Schenato Barroso