CÂMARA - Sidnei Jorge apresenta informações sobre a Cultura



A convite da Câmara Municipal de Irati, quem fez uso da Tribuna Popular na sessão Ordinária do dia 28 de novembro, foi o Secretário Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Sidnei Jonaldo Jorge, que relatou brevemente as atividades, calendário de eventos e projetos da pasta, respondendo questionamentos dos vereadores.

Através de demonstrativos, o secretário repassou informações a respeito dos cursos e atividades fixas do Centro Cultural Clube do Comércio: aula de línguas - francês, italiano e polonês; de música - violão, bateria, piano, teclado, canto e teoria musical; aulas de desenho; Corais - Coral da BRASPOL, Coral Canta Irati, Grupo de Serestas e Coral Gaudeamus in Domino; Cine Clube gratuito todos os sábados; consultas históricas e aula de tango em parceria com a Diproc – Unicentro.

Conforme Sidnei, a Biblioteca Pública Municipal conta hoje com um acervo de 30 a 40 mil livros e 6.574 usuários entre leitores e estudantes. Somente este ano, segundo Sidnei foram doados para a biblioteca 500 livros e a prefeitura comprou em torno de 20 edições preparatórias para o vestibular. “Também apoiamos a Escola Municipal Antonina Fillus Panka, que desenvolveu um projeto de incentivo à leitura levando a cada 10 dias os alunos na biblioteca”.
 
Fazendo um relato mês a mês das atividades, Sidnei disse que em fevereiro aconteceu uma exposição de fotos dos carnavais antigos em parceria com o Supermercado G Center. “No mês de abril, realizamos o tradicional Teatro da Paixão de Cristo. Também realizamos o evento comemorativo de parceria entre a Prefeitura e o Clube do Comércio e demos início aos Sábados Literários. No mês de maio, realizamos o “Minha Mãe tem Talento” e exposição de bicicletas antigas no Clube do Comércio com o Piru Bike. No mês de junho, apoiamos as festas juninas e em julho houve a reativação da Bandeira da Praça Edgard Andrade Gomes, doada pelo empresário Sergio Edgard Fenianos Gomes; aconteceu também a instalação do outdoor do monumento da Santa na BR 277 e a comemoração dos 110 anos de Irati com a entrega da Sala dos Milagres na Capela da Santa.

Em agosto, realizamos o “Meu Pai tem Talento” e a 1ª Feira Cultural no Parque Aquático. Em setembro, criamos o Food Truck da Cidadania, proporcionando espaço de lazer com apresentações culturais; a FIEL - Feira Iratiense Estudantil de Livros; o Cine Cultural/ Projeto Roda Brasil; Baile da Rainha da Festa do Pêssego e Rainha da AMCESPAR e a retomada do Projeto de Equoterapia no CT Willy Laars. No mês de outubro ocorreu a divulgação do resultado do IV Irati em Imagens em parceria com a ALACS; o Rodeio da Estância Jacumasso no CT e o almoço beneficente da Rede Feminina de Proteção ao Câncer de Irati. No mês de novembro houve a premiação dos ganhadores do Irati em Imagens; a Night Run em parceria com a Unimed na Rua da Cidadania, com mais de 300 participantes; encontro de carros antigos e rebaixados; Prêmio Colmeia de Ouro entregue ao ex-prefeito Alfredo Van Der Neut e a comemoração do Dia de Nossa Senhora das Graças”, frisou o secretário chamando a atenção para o Projeto de Lei de autoria do Presidente da Câmara em relação a importância de um feriado no Dia de Nossa Senhora.

Antes de concluir a sua explanação, o secretário convidou os vereadores e a população para a tradicional Festa do Pêssego e Borrego no Rolete, que acontecerá neste final de semana nos dias 1, 2 e 3 juntamente com a Feira de Sabores e Salão de Negócios. O Convite se estende também para a Casa do Papai Noel, que abre as suas portas no dia 8 de dezembro e para a confraternização da BRASPOL - Natal Polonês com comida típica e apresentação do Grupo de Canto João Paulo II e partilha do Opluatki.

O vereador José Bodnar elogiou o trabalho da equipe da Secretaria, se colocando disposição de todos. “Se o projeto que institui um feriado no Dia de Nossa Senhora das Graças entrar em pauta, serei favorável”, afirmou Bodnar. Valdenei Cabral da Silva também elogiou a explanação do secretário, agradecendo ao prefeito pela escolha do responsável desta importante pasta.

Roni Surek parabenizou pelas atividades, em especial pelo Teatro da Paixão de Cristo, pela exposição de bicicletas antigas fazendo menção ao desportista ‘in memoriam’, Marcos Razera, pela atenção oferecida ao Coral Gaudeamus in Domino e pela celebração no Dia de Nossa Senhora das Graças. “Além de ter o Feriado neste Dia sonho também em transformar o morro da Santa em Santuário. Ter um espaço para que as pessoas possam se abrigar”, salientou Surek convidando o secretário para a sessão do dia 5 de dezembro, que ocorrerá a votação do projeto que institui em Irati, o Dia do Gaúcho.    

Nivaldo Bartoski agradeceu a explanação do secretário e também as oportunidades oferecidas aos artistas locais. “Sabedoria, majestade e maestria o senhor tem”. Edson Luís Elias registrou seu carinho, respeito e admiração por Sidnei. O Presidente Helio de Mello agradeceu a presença do secretário, sugerindo que a Festa do Pêssego seja iniciada na semana das comemorações do Dia de Nossa Senhora das Graças.

Texto e foto:
Assessoria
Câmara Municipal de Irati - PR