Vereadores Mirins requerem implantação de Programa Municipal de Reciclagem Ambiental

No dia 05 de outubro, foi realizada a 2ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim de Irati – Legislatura 2017. Acompanharam a Sessão, o prefeito Jorge Derbli, a secretária de educação, Rita Almeida, os vereadores Helio de Mello, Roni Surek, Marcelo Rodrigues, Edson Luís Elias, alunos, professoras e diretoras. Os Mirins apresentaram requerimento, em nome de todas as escolas, para criação e implantação do Programa Municipal de Reciclagem Ambiental Participativa no Município. O representante do Projeto PET Engenharias da Unicentro, Lucas Mateus Domingues, ministrou palestra sobre o tema “Educação Ambiental”.

Aprovado por todos os vereadores mirins, o requerimento apresentado para implantação do Programa de Reciclagem, visa além de imediata contribuição ao meio ambiente, formar indivíduos críticos e participativos referente as questões ambientais, estimulando a sensibilização e a conscientização de toda comunidade escolar.

Na Ordem do Dia, durante a discussão, os mirins debateram o tema, enfocando a importância da separação do lixo orgânico e reciclável, matéria de suma importância nos dias de hoje em que o lixo e o desperdício são assuntos que vem exigindo grande atenção da sociedade. O requerimento aprovado será encaminhado ao executivo, com a minuta do Projeto de Lei, que propõe a criação do Programa Municipal.

Na palavra-livre, o vereador mirim da Escola Ana Amaral Gruber, Bruno Otávio Bonfim de Matos e sua suplente Graciele Aparecida Minela prestaram homenagens para as crianças em alusão ao dia 12 de outubro e destacaram a importância do Movimento “Outubro Rosa”. O Vereador da Escola Matilde Araújo do Nascimento, João Alfredo Schindler Batista e sua suplente Ayslin Cansian Serbai parabenizaram os professores pelo dia 15 de outubro.

Caracterizados pela cor rosa, o vereador da Escola Rosalina Cordeiro de Araújo, Raul Zainedin da Rocha e sua suplente Julia Heloisa Fillus explanaram sobre a importância do mês de outubro. “Período em que comemoramos datas importantes como Dia das Crianças, dos Professores e da Padroeira do Brasil. Mês em que também celebramos a vida, quando são promovidas ações de conscientização sobre a importância da luta contra o câncer de mama, o qual mais mata mulheres em todo o mundo”, alertaram.

Por fim, a vereadora da Escola Mercedes Braga, Crislaine da Silva Glogovski e sua suplente Franciane da Silva também parabenizaram os professores. “Que a esperança e a paixão pelo ensino jamais esmoreçam em seus corações, e que o futuro sucesso dos seus alunos seja a sua maior recompensa”, agradeceram.

Ao final da Sessão, os alunos participaram de uma palestra ministrada pelo representante do Programa de Educação Tutorial da Unicentro - PET Engenharias, Lucas Mateus Domingues, que fez uma breve explanação sobre “Educação Ambiental”, abordando de forma dinâmica a construção do amanhã ambientalmente consciente, estimulando o uso dos recursos naturais de forma sustentável e o combate ao desperdício para minimizar os impactos ambientais.

A Sessão de Encerramento da Câmara Mirim – Legislatura 2017 será realizada no dia 08 de novembro (quarta-feira), às 9 horas.

Acompanhe a Sessão Ordinária completa, com os discursos dos Mirins na íntegra no site www.irati.pr.leg.br através do ícone “Sessões Gravadas”.

Leia também a matéria no site da Câmara.

Texto e foto:
Assessoria de Imprensa