Festa da Padroeira e do Pirogue é sucesso em Rio Azul


Acontece durante a tarde desta quinta-feira (12) no Parque da Pedreira em Rio Azul - PR a Festa da Padroeira e do Pirogue. "A gente quer ver o povo se divertindo, e é isso que está acontecendo aqui no parque hoje", citou o prefeito de Rio Azul, Rodrigo Solda. Durante a manhã, foi celebrada a Santa Missa de forma festiva, com participação da população do município e também de visitantes vindos de diversas localidades do Paraná e do Brasil. As orações da missa foram acompanhadas de música e animação, e cavaleiros da região estiveram abrilhantando a atração como parte de sua cavalgada. Assista no vídeo:

Além da Santa Missa, houve no início da manhã também Carreata e Passeio Ciclístico com saída em frente à Igreja Matriz, e mais tarde o almoço com a "Grande Pirogada". O pirogue foi também tema da festividade.  Para a tarde, a programação contou com Baile da Melhor Idade, Show Infantil e, como atração principal, show com a banda Interprise. As atrações da Festa da Padroeira e do Pirogue foram organizadas pela Prefeitura Municipal de Rio Azul, com expressiva participação do secretário municipal de Esporte, Turismo e Cultura, Osvaldo Kosciuk Júnior.

Para tratar a respeito da festa e de outros temas, a equipe do Jornal Iratiin teve a oportunidade de realizar uma entrevista com o prefeito de Rio Azul, Rodrigo Solda. Na conversa, o prefeito comentou ao jornalista Leonardo Schenato Barroso sobre a importância de prestigiar a fé da população, e também falou das recentes melhorias realizadas no Parque da Pedreira, que visam resgatar no município as atividades desenvolvidas para as famílias. Veja a seguir:

Para o prefeito, a retomada da Festa da Padroeira (Nossa Senhora Aparecida) em Rio Azul é feita para fortalecer as famílias. "Há muito tempo eu não via isso. Se você olhar em volta, são familiares aqui se encontrando, se reunindo. Cada um pegou um quiosque, chamou os amigos. As crianças têm um lugar para se divertir. O pessoal que veio de bicicleta está podendo andar tranquilamente. E tudo isso em contato com a natureza", destacou Rodrigo Solda, ainda acrescentando: "como acontece no parque aquático, em Irati, estamos vendo aqui o quanto é gostoso ver a população aproveitando um espaço público que tem que ser bem usado. Pro pessoal se distrair, sair da rotina, se fortalecer e se revigorar. É o que a gente fez aqui. A gente resgatou o parque", comentou.

Em seguida, Rodrigo Solda citou as melhorias que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Rio Azul nas dependências do Parque da Pedreira. "A gente está deixando ele harmonioso, aconchegante. Reformamos a parte de infraestrutura, a parte dos quiosques. Eu quero construir mais quiosques daqui uns dias. Fizemos a parte de pintura, fizemos a parte elétrica que não estava funcionando. Fizemos uma estrada, passando por uma ponte com infraestrutura de ferro, ainda da época da Ferrovia. Revitalizamos esta estrada, e demos passagem. O pessoal que veio hoje da cavalgada ou a pé e que não tinha condições de vir pela BR, por conta da segurança, nós deslocamos por esta estrada", enumerou o prefeito.

Ainda sobre o Parque da Pedreira, Rodrigo Solda complementou: "o parque tem outros atrativos, não é só a cachoeira do salto. Existe uma outra cachoeira, bem menor, mas também bonita, nas laterais. Existe uma represa que foi feita. Aqui onde nós estamos hoje, foi feito um manilhamento anos atrás, quando meu pai (Vicente Solda) era gestor. Ele investiu, e hoje está sendo formada aqui uma piscina artificial, e daqui um tempo vai começar a fluir novamente a água. Existia muita vazante, e por isso era desperdiçada muita água. Atrás dos quiosques, há também um outro lago que está enchendo, pois fizemos uma redoma na lateral e está podendo usar mais um espaço. As trilhas estão limpas, e podem ser usadas tanto em cima, na cachoeira, quanto na parte dos quiosques", frisou o chefe do Poder Executivo de Rio Azul.

Rodrigo Solda ainda teceu alguns comentários sobre a importância de se preservar a natureza, mencionando um projeto de recuperação de nascentes que está sendo desenvolvido pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, André Gembarowski, que é graduado em Engenharia Ambiental. "Estamos fazendo um serviço de Zeladoria. Por isso eu peço para quem vem aqui, que se aproprie do parque, mas cuidando e sendo zelador", pediu. Para finalizar, o prefeito de Rio Azul também respondeu sua opinião a respeito da importância de celebrar a fé.