CÂMARA - Iratiense compartilha história de superação contra o câncer de mama


Em alusão ao Movimento “Outubro Rosa”, a Tribuna Popular da Sessão Ordinária do dia 24 de outubro foi utilizada, a convite da Casa, pela cidadã iratiense Leila Maria Betes, que relatou parte da sua experiência de enfrentamento e vitória contra o câncer de mama. Confira no vídeo:


Leila recebeu o diagnóstico da doença aos 28 anos de idade. “Sou paciente do Hospital Erasto Gaertner há mais de três anos, o câncer se manifestou de maneira silenciosa, mas ao mesmo tempo, bastante agressivo. Fui submetida a oito sessões de quimioterapia, 23 sessões de radioterapia e a duas cirurgias, mas, em nenhum momento pereci de alguma forma na minha saúde. Sou grata à equipe do Erasto e a minha família pelo apoio, pois o câncer deixa marcas e sequelas na alma das mulheres, pelo tratamento tão invasivo, mas eu deixei a soberania de Deus falar mais alto na minha vida”, relatou Leila deixando um alerta à todas as mulheres. “A vocês mulheres que fazem exames e que têm histórico familiar de câncer, procurem orientação médica e não deixem o medo dominá-las, pois existe tratamento”, alertou.

Betes também destacou a qualidade de atendimento da equipe do Hospital Erasto Gaertner. “Um Hospital que hoje é referência em todo país, tenho certeza que a vinda desta extensão para Irati só vem a somar para os pacientes que passam por tratamentos difíceis”, afirmou Leila agradecendo a Anapci pelo trabalho voluntariado feito de coração. “Sou paciente em tratamento ainda, mas estou bem, foi um câncer descoberto precocemente, com taxa de 95% de cura”, destacou Leila alertando as mulheres que precisam enfrentar a doença, “é preciso ter muita força e coragem. E não é somente neste mês a campanha, o câncer não escolhe o mês de outubro para aparecer e nem idade. Precisamos estar sempre alertas”, frisou.

O vereador Helio de Mello (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Irati - PR, agradeceu o depoimento de Leila. “Uma pessoa que se dispôs a compartilhar a sua história, reforçando a importância da conscientização e prevenção desta doença, que mais mata mulheres no mundo”. Mello destacou também a inauguração do Hospital Erasto Gaertner em Irati, nesta sexta-feira (27). “Uma luta, uma conquista, um projeto pioneiro no Paraná. Acreditamos na saúde mais próxima das famílias. É uma pequena semente sendo plantada, parabéns a equipe da Anapci e da Rede Feminina de Combate ao Câncer pelo trabalho para que esta conquista se concretizasse. Precisamos cada vez mais de gente que cuida de gente”.

Leia também a matéria no site da Câmara.

Texto e foto:
Assessoria
Câmara Municipal de Irati - PR