SEMANA DO TRÂNSITO - Escolas municipais participam da ação

De 18 a 25 de setembro é comemorada a Semana Nacional do Trânsito. Em todo o país, são realizadas diversas ações em alusão à data. Em Irati, o Departamento de Trânsito (Iratran) e a Guarda Municipal se uniram à 21ª Ciretran e à Polícia Militar para uma ação educativa com crianças das escolas municipais.

Veja o vídeo:

Caso prefira, você pode assistir o vídeo no Facebook.

Cerca de 1.200 alunos estão participando das atividades da Semana Nacional do Trânsito no município com o tema ‘Minha escolha faz a diferença’, que já foi abordado durante o Maio Amarelo. “Anualmente, temos esta parceria para levarmos palestras e materiais didáticos sobre o trânsito para que sejam multiplicadas estas boas ações”, ressaltou o 2º Sargento da PM, Flávio Leandro Blanski.

Entre as ações, as crianças participam de uma palestra da Guarda Municipal e dos agentes de trânsito. “Nós queremos que as crianças conheçam as normas e leis de trânsito e já cresçam com esta consciência. A GM trabalha em um projeto que pretende dar continuidade a esta ação com a Guarda Escolar”, destaca o guarda municipal, Adriano Gura. “Vamos continuar desenvolvendo este tipo de serviço para atendermos todas as escolas de Irati, incluindo as do interior”, acrescenta Lee Jhefferson Souza, diretor do Iratran.

As crianças receberam informações sobre sinalização, uso da faixa de pedestre e de como o celular atrapalha no trânsito e não combina com direção. “Na escola, nós tratamos destes temas com os alunos, mas é muito importante que técnicos falem do trânsito para eles, pois têm conhecimento prático na área e isso chama muito a atenção das crianças”, disse a diretora da Escola Municipal Irmã Helena Olek, Nelci Rozyski Wolski. Pela escola estar em uma área central da cidade de grande movimento, o trânsito é muito presente na vida escolar dos alunos. “Na teoria, todas as pessoas sabem como deve ser o comportamento no trânsito. O que precisa mudar é a nossa cultura, os nossos hábitos”. Nelci lembra que muitos pais, na hora de deixarem seus filhos, acabam dando maus exemplos, desrespeitando a sinalização local.

TRÂNSITO LEVADO A SÉRIO
O Brasil é um dos países que mais registra acidentes e mortes no trânsito no mundo. De acordo com Detran PR, 22% das mortes em acidentes de trânsito são de pedestres, sendo que 66% não olham para os lados para atravessar a rua e 74% deles não usam a faixa. “Este dado é preocupante para todos nós. Todos os dias, assistimos nos noticiários vários acidentes com vítimas fatais ou que ficaram com sequelas. Trabalhar com as crianças é o nosso alicerce para que tenhamos um trânsito mais seguro. Elas já são pedestres e precisam continuar sendo, futuramente, motoristas conscientes. E nós, como órgãos públicos, temos o dever de divulgar essas ações de boas práticas”, comenta Rodolfo Solda, chefe da 21ª Ciretran.

BLITZ
Em julho deste ano, Irati registrou uma frota de 35.170 veículos. E, para trabalhar com este público, na sexta-feira (22), haverá uma grande Blitz Educativa nas Ruas Vicente Machado, Munhoz da Rocha e Benjamin Constant, em frente à Guarda Municipal e Iratran.

Leia também a matéria no site da Prefeitura.

Texto e fotos: 
Assessoria de Comunicação