ILUMINAÇÃO PÚBLICA - Irati intensifica manutenção

Na última semana, o setor de manutenção da iluminação pública da Prefeitura de Irati efetuou 180 reparos na área urbana, com jornada de trabalho inclusive no período da noite. A intensificação dos serviços foi necessária em razão da chegada do material elétrico que estava em falta, e sofreu atraso na entrega. Também a transição de contratos com empresas fornecedoras prejudicou o andamento dos serviços.

Para atender a demanda de pedidos que se acumulou enquanto eram regularizados os contratos pela atual administração, duas equipes estão trabalhando simultaneamente, providenciando a substituição de lâmpadas, reatores, sensores de luz natural, hastes, fiação e outros materiais.

30 REPAROS POR DIA
Diariamente são contabilizadas pela Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, em média, 30 intervenções de lâmpadas defeituosas, queimadas ou quebradas, bem como substituições de fotocélulas, reatores e conexões. Dentro desta média, o setor fechará o ano com aproximadamente 5.000 procedimentos. Na semana que entra, a manutenção irá acontecer no interior do município e, na semana seguinte, serão percorridas praças e outras áreas públicas e de lazer.

Rotineiramente, as equipes de manutenção percorrem a cidade à noite, para identificar luminárias com problemas que não são comunicadas ao setor. Em pontos específicos, antigas luminárias de menor durabilidade e maior consumo estão sendo substituídas por sistema LED, muito mais eficiente e econômico.

SOLICITAÇÕES
A população pode contatar pessoalmente a Prefeitura ou através do telefone 3132 6145. O número para ligação gratuita 0800 644 1118, também retornará a funcionar nos próximos dias, dentro do novo sistema de telefonia digital. Um protocolo de atendimento será gerado e o problema poderá ser sanado entre cinco a sete dias.

Para a agilizar a localização de onde há problemas de iluminação, a Prefeitura está numerando cada luminária com plaquetas de aço na cor amarela, para facilitar a identificação visual da mesma pela população. De aproximadamente 8.000 luminárias instaladas em Irati, em torno de 5.000 já possuem esta identificação.

VANDALISMO
A queima de lâmpadas é, na grande maioria, um problema técnico, pois há vida útil pré-determinada pelo fabricante. Com a substituição do antigo padrão por tecnologia LED, de custo similar às lâmpadas de vapor de sódio e de maior eficiência e vida útil, espera-se que o tempo de substituição das lâmpadas aumente e a população seja beneficiada por um prazo maior. A substituição desta nova tecnologia está sendo feita gradualmente.

Há ainda o vandalismo, que é também gerador destas substituições, e infelizmente observado diariamente em várias regiões e bairros do município. Para esse caso específico a Prefeitura estuda novas aplicações tecnológicas para a prevenção física destes bens públicos. 

Com relação ao vandalismo, a título de informação, na Vila Verde foram trocadas 32 lâmpadas quebradas, no bairro Alto da Lagoa (Avenida das Torres) de 19 postes, 18 estavam com lâmpadas destruídas. Na Vila Raquel (Rua Jandaia do Sul), de 25 postes, 17 estavam quebrados, com lâmpadas ou luminárias danificadas.

Há ainda furtos de fiação elétrica, reatores, lâmpadas de postes ornamentais, além de quebras devido a acidentes de trânsito, que também são casos contabilizados que oneram o cofre municipal.

Leia também a matéria no site da Prefeitura.

Texto e foto:
Assessoria de Comunicação