Comandante da PM de Irati fala sobre a Semana Nacional do Trânsito

Comandante da 8ª Cia Independente de Irati fala sobre a Semana Nacional do Trânsito

“A educação no trânsito ainda é o caminho menos dolorido e o nosso objetivo é salvar vidas, nosso maior patrimônio”, destacou o Major Joas

A convite do Vereador Edson Luís Elias, o Comandante da 8ª Cia Independente de Irati, Major Joas Marcos Carneiro Lins fez uso da Tribuna Popular, da Sessão Ordinária do dia 26, para discorrer sobre a Semana Nacional do Trânsito realizada entre os dias 18 e 25 de setembro.

Conforme o Major, a Semana do Trânsito foi bastante produtiva, “uma campanha realizada em conjunto com diversas instituições: Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Iratran, 21ª Ciretran, Câmara Municipal, Prefeitura, instituições que de forma direta estão inseridas no sistema nacional de trânsito”, destacou Joas contando que as atividades foram iniciadas já na sexta-feira (22), quando foram ministradas palestras no Colégio São Pedro Canísio para o ensino fundamental, abordando a segurança no trânsito, drogas e violência, através do Proerd. O tema da Semana este ano, segundo Major foi a conscientização dos motoristas e a redução dos acidentes. “Temos hoje aproximadamente 50 mil mortes provocadas por acidentes de trânsito registradas, mata mais que guerra”, afirmou o Comandante contando que oito escolas foram visitadas, abrangendo 1300 alunos do ensino fundamental e médio. Também foram realizadas blitz nos dias 22 e 23 em pontos estratégicos, sendo que mil veículos foram abordados e mais de seis mil folders educativos foram entregues.

Conforme o Major, a educação no trânsito ainda é o caminho menos dolorido, “por isso estamos sempre realizando ações proativas e as repressivas, que são campanhas não informadas em pontos estratégicos. Nosso objetivo é salvar vidas, nosso maior patrimônio. A Policia Militar do Paraná trabalha 24 horas por dia, são três mil ocorrências bem-sucedidas diariamente”, relatou.
Segundo o Comandante da 8ª Cia, na semana passada também foram iniciados os trabalhos da patrulha rural, que vai atender os 10 municípios da região. “Iniciamos em Inácio Martins, Irati e Imbituva, tivemos resultados positivos com apreensões de armas e dois elementos presos em flagrante, que estavam apavorando a região de Inácio Martins. Tivemos também a apreensão de defensivos agrícolas, que estavam sendo comercializados na área rural, produtos internacionais”, contou

O Major falou também sobre a vontade de transformar a 8ª Cia Independente em Batalhão. “Enquanto isso não acontece, estamos trabalhando com aquilo que temos. Nosso efetivo, hoje, trabalha com uma defasagem de aproximadamente 48%, portanto, até o pessoal do administrativo está em atividade, rondas preventivas”, ressaltou Joas referindo-se ao bairro Jardim das Américas que necessita deste trabalho. “Lá existe uma meia dúzia de pessoas que acaba denegrindo a imagem do bairro, sendo que também existem muitas pessoas trabalhadoras e honestas”. Por fim, o Major lembrou que nos próximos dias, estaremos integrando a operação verão. “Teremos que apresentar policiais que seguirão para o litoral, portanto, vamos precisar readequar a escala, mas, jamais deixaremos de atender a nossa população”, concluiu.

O vereador Elias agradeceu a presença do Comandante na Casa, parabenizando pelos trabalhos e resultados apresentados, “nosso interior está agradecido e protegido”. Roni Surek elogiou a postura do Comandante, que foi pessoalmente nas escolas ministrar palestras. Chamou a atenção para conscientização dos motoristas que trafegam em alta velocidade dentro da cidade. Surek também solicitou ao Major para que seja intensificado o trabalho nas proximidades do Cemitério Municipal. “Os vândalos estão roubando as peças de bronze e de cobre e destruindo as capelas. Sugiro ao executivo a instalação de câmeras para coibir este tipo de crime”.

O Presidente Helio de Mello agradeceu a explanação do Comandante, colocando a Casa a disposição para divulgar e colaborar com as ações, que buscam conscientizar os cidadãos de suas responsabilidades no trânsito. “Queremos juntos poder oferecer mais segurança para Irati”.

Leia também a matéria no site da Câmara.

Texto e foto:
Assessoria de Imprensa