CIDADÃO HONORÁRIO - Maestro João Zwar

Amor pelo próximo, música e fé: assim se resume a trajetória do Maestro da Igreja Assembleia de Deus, João Zwar, que recebeu Título de Cidadão Honorário em Sessão Solene na noite do dia 12 de setembro de 2017. A Sessão foi acompanhada pelos proponentes da honraria - vereadores Alberto Schereda (PSDB) e Helio de Mello (PMDB) - e também pelo prefeito Jorge Derbli, familiares e demais vereadores.

Vídeo:

Caso prefira, você pode assistir ao vídeo no Facebook.

O Título de Cidadania Honorária foi concedido ao homenageado conforme a Lei Municipal nº 4.349 de 21 de julho deste ano. De acordo com o Presidente, através deste ato, “demonstramos o quanto somos gratos ao homenageado pelos relevantes serviços prestados a este município, o qual sempre desenvolveu sua missão através da música: a linguagem universal que une os povos”.

O proponente do Título, Alberto Schereda, relatou um pouco da história desse ilustre cidadão, que dedicou toda a sua vida ao próximo e à música. Conforme Schereda, João nasceu no dia 5 de dezembro de 1935, na cidade de Ribeirão Preto. Formou-se torneiro mecânico e desde os seis anos de idade já se dedicava à música, de forma autodidata. Casou-se com Rosa Tonchaca Zwar, com quem teve cinco filhos. Em 1985 iniciou suas atividades em Irati, quando adquiriu a empresa de transporte coletivo, a empresa Viação Arilur, mais conhecida como Transiratiense. “Por onde passou sempre se dedicou à música, dando aulas, formando corais, conjuntos musicais, bandas e orquestras. Em Irati foi professor de música por alguns anos, maestro no Coral Rhema e Banda Ebenezer, da Igreja Assembleia de Deus. 

Atualmente ensina música e está formando um Coral na IEAD de Fernandes Pinheiro”, relatou Alberto dizendo que o homenageado é um guerreiro. “Teve 22 infartos e possui só um pedaço do coração, mas, está aqui firme, animado e sempre confiando no Senhor, porque os que esperam no Senhor, renovam as suas forças a cada dia, um exemplo que precisamos seguir”.

O homenageado agradeceu a honraria. “Um título que muito me honra. Agradeço a Deus, pois a Ele atribuo toda honra por ter me dado vida, me guiado e protegido nesta jornada até aqui. Agradeço também a minha esposa e companheira Rosa e demais familiares, que sempre estiveram ao meu lado, mesmo nos momentos mais delicados, minha família, minha maior herança. Agradeço aos meus colaborados, que dão suporte a minha empresa, aos vereadores pela unanimidade na aprovação do Título e ao prefeito pela recepção e apoio”, agradeceu João contando que Irati o escolheu no ano de 1985. “E agora ser declarado parte integrante deste povo é algo singular. Obrigado Irati”.

Com carinho e admiração, em nome da família, o filho de João, Sergio Ricardo Zwar, falou sobre o pai. “Um exemplo de vida para nossa família, durante toda a sua vida sempre procurou ajudar as pessoas menos favorecidas. Além dos infartos, da cirurgia de reconstituição do músculo cardíaco, meu pai ainda teve derrame, mas, nunca desistiu. Só tenho a agradecer a Deus por esta cidade ter nos acolhido tão bem”, declarou.

O prefeito Jorge parabenizou o homenageado. “22 infartos, 81 anos de vida, 61 anos de casamento, este homem é um verdadeiro exemplo de vida e de família. O senhor com sua empresa é um grande colaborador para o crescimento de Irati, espero que por muitos anos continue contribuindo com o transporte coletivo do nosso município. São 32 anos de história da Transiratiense. Uma empresa, onde o seu patriarca é de São Paulo, mas, resolveu investir aqui na nossa cidade. Obrigado e parabéns pela honraria”.

Antes de concluir, o Presidente Helio deixou uma frase: “Deus não escolhe os capacitados, ele capacita os escolhidos. O senhor é a prova desta frase. Floresce onde Deus te colocou, mesmo que seja num rochedo”, declamou Mello agradecendo ao homenageado pelos elevados serviços prestados não só no âmbito da música, da arte e da cultura, mas também com a realização de outras atividades que orgulham e visam o bem comum da nossa população iratiense.

Leia também a matéria no site da Câmara.

Texto e foto:
Assessoria