ECOTROCA - Projeto inicia nos bairros na segunda-feira (28)

 
O programa municipal "Ecotroca: ação que alimenta a vida" foi lançado, oficialmente, na tarde de quarta-feira (23). A solenidade ocorreu na Associação dos Servidores Públicos com a participação de moradores dos bairros que serão contemplados, agricultores e autoridades municipais. A troca de lixo reciclável por alimento vai iniciar na próxima segunda-feira (28), começando pela comunidade do Fragatas.

Cerca de 300 famílias serão atendidas na edição 2017 do Ecotroca, que é uma ação conjunta das Secretarias de Agricultura, Assistência Social e Ecologia e Meio Ambiente. Neste ano, serão quatro pontos de coleta nos bairros Vila Matilde, Vila Raquel, Fragatas e Pedreira. O investimento no projeto é de R$230 mil com recursos do município. O Ecotroca terá 26 produtos disponíveis com a inclusão do sabão ecológico, ovos e pães.

RENDA PARA O AGRICULTOR
O secretário de Agricultura, Raimundo Gnatkowski, destacou que o programa só deve continuar e crescer, pois traz grandes benefícios à população. “Saúdo aqui os nossos produtores familiares porque esta ação começa por eles e nós queremos auxiliá-los dando condições de produzirem mais. Além disso, o Ecotroca traz mais saúde para que a população tenha uma vida mais saudável”. Gnatkowski também falou do trabalho que a Cooperativa Coccair e a Associação Malinoski vem desenvolvendo com o material reciclável de toda a cidade.

O agricultor Oscar Orchel está contente em participar do Programa. “A importância é que a gente tem mais renda para a nossa família com venda garantida do que produzimos. A gente trabalha com alimentos de qualidade para trazer para as pessoas que recebem nossos produtos”. Orchel considetou o programa bem elaborado.

COOPERATIVA E ASSOCIAÇÃO
Além do crescimento da agricultura familiar em Irati, o Ecotroca está fomentando outra iniciativa: a coleta e reaproveitamento do lixo reciclável. “A Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente é parceira do programa. Entramos nesta ação por meio do recolhimento do lixo reciclável com a participação da associação e cooperativa, dando o apoio necessário com orientações e logística para o recolhimento dos materiais”, esclareceu o secretário interino de Ecologia e Meio Ambiente, Newton Ribas.

“O projeto vai voltar a fortalecer a troca do material reciclável por alimento. Pedimos ao povo que abrace o Ecotroca, que vai expandir muito mais com as novidades que já tem neste ano. Que os bairros participem de verdade”, diz Luciane Blanski, presidente da Associação Malinoski. Ela ainda solicita à população que separe o material reciclável da forma correta.

APROXIMAÇÃO
A Secretaria de Assistência Social também está participando do Ecotroca neste ano. A equipe vai acompanhar os dias da coleta para promover um trabalho de aproximação com a comunidade. “Nosso papel é de fortalecer o vínculo com a população, fazendo escutas de problemáticas sociais para que nós possamos trabalhar em conjunto, pensando em estratégias para o desenvolvimento comunitário. Vamos orientar, falar sobre os direitos da população, projetos e programas existentes na secretaria, aproximando mais os nossos serviços”, explicou Sybil Dietrich, secretária de Assistência Social.

INVESTIMENTO NA RECICLAGEM
O prefeito Jorge Derbli comentou que, uma de suas determinações para o projeto era que todos os alimentos fossem provenientes da agricultura familiar iratiense. “Não quero que nenhum real saia de Irati para fora. Nós temos que fazer o projeto beneficiar todo mundo daqui: os agricultores, os moradores, a cooperativa e a associação de reciclável. O Ecotroca não vai parar mais. Vamos continuar atendendo, na sequência, mais bairros. O que é bom continua”.

Na oportunidade, o prefeito compartilhou a notícia de que Irati recebeu um recurso de R$500 mil para a compra de um caminhão para material reciclável, dez lixeiras e dez carrinhos de transporte manual. “Na terça-feira (22), estive em Curitiba, assinando um convênio com o governador Beto Richa para melhorar o trabalho com a coleta reciclável em nossa cidade. O município está colaborando na construção de um barracão de 2 mil m² no Condomínio Industrial da Vila São João para abrigar a cooperativa e a associação”. Dentro deste recurso, Irati também vai receber equipamentos para melhorar o processo de reaproveitamento dos materiais.

Prefeito Jorge Derbli no lançamento do Ecotroca

Comunidade presente no lançamento do Ecotroca

Texto e fotos:
Assessoria de Comunicação