Aciai participa do Fórum de Acessibilidade em Irati


Discutir a acessibilidade é pensar nas diferenças e trabalhar para dar condições iguais para todos. Com o objetivo de falar sobre o tema em Irati, aconteceu na segunda-feira (17), o Fórum de Acessibilidade.

Organizado pelo Crea/PR, o evento ocorreu na Câmara Municipal de Irati e contou com a presença de profissionais ligados à área, autoridades políticas e civis.

O objetivo é a difusão de leis e normas que determinam a acessibilidade no país e a definição de ações em conjunto entre todos os profissionais e órgãos responsáveis da área. O evento é oportunidade para fortalecer a rede de parcerias quanto ao entendimento e implantação da acessibilidade.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), Oscar Muchau, participou do evento e ressalta a importância de tornar a cidade cada vez mais acessível a todos. “Precisamos pensar em nosso desenvolvimento de forma sustentável e de uma maneira que contemple a todos”, ressalta Muchau.

Na ocasião, houve duas palestras, uma com o conselheiro e coordenador da Comissão de Acessibilidade do Crea-PR, engenheiro mecânico Sérgio Yassuo Yamawaki, e outra com a deputada federal Leandre Dal Ponte.

REPASSE 
Recentemente, em comunicado, a Aciai declarou publicamente apoio ao repasse no valor de R$ 1,1 milhão que deverá ser feito do Legislativo ao Executivo. Tal repasse foi aprovado por unanimidade em duas votações pela Câmara Municipal de Irati, e segue para sanção do prefeito e publicação em órgão oficial de imprensa.

Por lei, as Câmaras de Vereadores recebem todos os anos uma porcentagem de recursos do Executivo para seu orçamento e custeio de suas despesas. Quando há economia no Legislativo, normalmente esse dinheiro é devolvido à Prefeitura para que seja feito investimentos. Geralmente, esse recurso é repassado ao final do ano de trabalho, em dezembro. Mas, desta vez, a Câmara em um ato inédito resolveu adiantar o repasse.

O valor repassado deverá ter como destino: a aquisição de equipamentos rodoviários, a capacitação dos integrantes da Guarda Municipal, o pagamento de estagiários e aquisição de equipamentos e material permanente de informática. A entrega simbólica do cheque está agendada para 27 de julho.
 
Textos e foto:
Assessoria de Imprensa