Projeto de Arborização é iniciado na Avenida Paraná

Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, município, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Colégio Florestal e Unicentro fazem parceria para plantio.


Com o objetivo de marcar a Semana Mundial do Meio Ambiente em Irati, a Avenida Paraná - de acesso ao Colégio Florestal Presidente Costa e Silva, na Vila São João - começou a ser arborizada. A ação, que envolveu alunos, Prefeitura, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Unicentro, aconteceu na manhã desta quinta-feira (8), com o plantio de 10 mudas de ipê rosa.

Os alunos do Colégio Florestal iniciaram a manhã, fazendo uma caminhada pela preservação do meio ambiente até o início da Avenida Paraná, próximo à BR-153. Em seguida, o prefeito Jorge Derbli fez o plantio simbólico da primeira muda de ipê para iniciarem os trabalhos de arborização. “O Dia do Meio Ambiente tem que ser todo dia para a conservação e preservação. Estamos muito felizes com esta ação conjunta que, além de tudo, vai embelezar uma via tão movimentada de nossa cidade”, disse Derbli.

A professora do Colégio Florestal, Ana Claudia Babiuk, explica os motivos da escolha da Avenida Paraná para esta ação conjunta. “Optamos pela arborização neste local, justamente pelo fato de que a Prefeitura está fazendo a revitalização com a construção de calçada e pontos de ônibus. A participação dos alunos é efetiva e este projeto vai durar algumas semanas, na medida em que forem construídas as calçadas, nós continuamos com o plantio”. Ana lembra que o colégio tem mais projetos de arborização em parceria com o município.

Peterson Lima de Castro, aluno do terceiro ano do curso técnico em Florestas, participou da atividade. “Esta ação é de suma importância para nossa sociedade, pois a arborização urbana é algo que agrada todos, tanto pelo paisagismo quando pelo bem estar, porque proporciona sombra e temperaturas mais amenas”. Castro destaca que, este tipo de trabalho, promove a interação entre o colégio e a comunidade.

A coordenadora do curso de Engenharia Florestal da Unicentro, Andreia Nogueira Dias, diz que a instituição ficou muito contente com o convite. “Hoje está sendo um dia muito importante para nós, do curso, pois estamos intimamente ligamos com o meio ambiente. Estamos explicando o que ensinamos na universidade, como tamanho de muda, espaçamento e de como fazer a adubação. Mas uma questão relevante é que a população se conscientize da importância das árvores para o meio ambiente e para todos nós, a partir deste momento. Que todos possam ver um local que fica bonito visualmente e que é uma área que vai trazer muitos benefícios”.

Quem deu as orientações da atividade foi o professor do departamento de Engenharia Florestal, Rogério Bobrowski. “Este projeto tem o objetivo de iniciar o processo de arborização com as mudas de ipê que foram doadas pela Copel. Estamos trabalhando com dois tipos de mudas adequadas para este espaço, que serão mantidas como padrão por toda a Avenida”. A ação havia sido marcada para a terça-feira (6) e foi cancelada pelas condições do tempo.

O IAP, representado pela fiscal Marcia Zarpellon e pela técnica florestal Adriana Pioski, convocou esta atividade. “Nós do IAP, iniciamos esta atividade convocando as pessoas, chamando as entidades para contribuírem de alguma forma. Destacamos que estamos sempre abertos e dispostos para contribuir com a comunidade, trabalhamos em conjunto com outros órgãos e ações de educação ambiental. Se não começarmos com esse tipo de atividade, não teremos o que a própria Constituição nos diz, que é de termos um ambiente ecologicamente equilibrado”, comenta Marcia. Elas lembram que o IAP possui 100 mil mudas de árvores nativas para doação e enfatizam que as pessoas que tiverem dispostas a recuperar uma nascente ou qualquer área degrada, a equipe está disposta a colaborar.

Assessoria de Comunicação - Prefeitura Municipal de Irati


Siga-nos no Instagram