Irati confirma convênio para receber Patrulha Rural


Equipamento vai trabalhar na região do Pirapó, readequando 30 km de estradas

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, na manhã desta segunda-feira (8), assinou o convênio das Patrulhas Rurais com o governador Beto Richa e o secretário de Agricultura, Norberto Ortigara. A parceria ocorre por meio do Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial (Pró-Rural). Em Irati, a região do Pirapó receberá os equipamentos para readequar cerca de 30 km de estradas. O presidente da Associação dos Municípios da Região Centro-Sul do Paraná (Amcespar) e prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, também participou da solenidade.

O programa de readequação de estradas vai atender 60 municípios paranaenses sob a administração dos consórcios intermunicipais, em nove conjuntos de máquinas. O município de Irati será o primeiro da Amcespar a receber os 14 equipamentos que compõem a Patrulha Rural. Entre eles, escavadeira hidráulica, rolo compactador, moto niveladora e caminhões. O governo investiu cerca de R$24 milhões em todo este equipamento.

Na solenidade, Richa ressaltou que é justo que Governo do Estado do Paraná ajude os municípios na manutenção das estradas rurais, uma vez que os produtores contribuem no desenvolvimento econômico do Estado. “Não deixaria Irati de fora deste grande programa das Patrulhas Rurais para readequar suas estradas que são muito importantes para as pessoas que moram nos distritos, para produtores rurais, trazendo também, o transporte mais seguro para nossos alunos. São equipamentos resistentes e potentes para realizarem um grande trabalho com benefício duradouro para Irati e todos os municípios da região”, disse o governador para Derbli.

O prefeito de Irati ficou entusiasmado em poder atender mais uma região do município que carece de melhorias. “Agradeço o governador, em nome de toda a Amcespar e de todos os nossos agricultores, pelo magnífico equipamento que vai para nossas estradas, contribuindo grandemente para o escoamento da nossa produção no campo”. Derbli lembra que, além deste programa, Irati ainda será beneficiado com o financiamento de R$3 milhões para investimento em novos equipamentos para os serviços de readequação das estradas rurais.

NO PIRAPÓ
No período de aproximadamente 60 dias, o maquinário vai trabalhar em quatro trechos da região do Pirapó, totalizando 30,8 km de estradas atendidas. A Prefeitura vai promover uma audiência pública prévia ainda em maio para definir, junto aos moradores, os quatro locais de execução dos serviços, para cumprir as regras do programa. A previsão é de que os serviços iniciem em 60 dias após a conclusão da tramitação do programa.

A administração dos equipamentos destinados aos municípios da Amcespar ficará por conta do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional (Conder). A equipe que vai trabalhar nesta readequação será contatada diretamente pelo consórcio, e o responsável em Irati será o secretário de Serviços Rurais, Anselmo Stadikosky.

“Todos sabem da demanda de serviços que temos para reorganizar a malha viária do campo em nosso município. E a Patrulha Rural chega em um bom momento em Irati, pois estamos em ritmo forte trabalhando com nossos equipamentos e toda a ajuda é indispensável para garantirmos ao agricultor boas estradas”, disse Stadikosky, comemorando o convênio.

Texto e foto: Assessoria de Comunicação


Siga-nos no Instagram