Entidades expõem como é feita a pesquisa do Top Of Mind



Na manhã de segunda-feira (15), uma reunião foi realizada para explicar sobre como são realizados os procedimentos para a realização da pesquisa do prêmio Top Of Mind. Estiveram presentes representantes da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e empresários.

O presidente da Aciai, Oscar Muchau, disse que o prêmio de reconhecimento, instituído há 12 anos, sempre teve o objetivo de fazer um trabalho sério e que proporcionasse um diagnóstico da opinião popular. “Com foco nessa seriedade, procuramos essa parceria com a Unicentro para a realização dessa pesquisa junto à comunidade. Todos os anos, buscamos oferecer um evento ainda melhor para a classe empresarial pelo trabalho que realizam em nossa cidade”, afirma Muchau.

O prêmio, que inicialmente era chamado de Destaque do Ano, teve essa mudança de nomenclatura, para Top Of Mind, a fim de esclarecer que a homenagem é para as empresas e profissionais mais lembrados. O responsável técnico pelo levantamento, o professor de Estatística, Mario Menon, conta que nos últimos anos, a pesquisa teve uma média de 600 questionários respondidos. “Pela média estatística, quando esse número passa de 380, já significa uma amostra extremamente representativa, com margem de erro de 2,5% para menos ou mais”, expõe.

A pesquisa espontânea é realizada pela Unicentro de Irati, que distribui, coleta e contabiliza os dados. “O trabalho de pesquisa sempre foi pautado na transparência”. Menon relata que, em 2014, foram 708 entrevistados, em 2015 foram 605, e em 2017 foram 1.000 questionários entregues e 500, respondidos. Ele conta que em 2017 foi alterada um pouco a logística na distribuição dos questionários. A amostragem foi feita de acordo com a população dos bairros, para que a abrangência fosse ainda mais ampla”, esclarece.

MELHORIA CONTÍNUA

O presidente da Aciai comenta que a intenção é sempre proporcionar a evolução e melhoria em todas as ações realizadas. “Estamos sempre abertos a receber sugestões. Consideramos que opiniões diferentes fazem parte de todos os processos, e se utilizadas positivamente, podem agregar nas ações”, pontua Oscar Muchau.

Algumas sugestões foram levantadas pelos presentes na reunião e que terão a viabilidade estudada para aplicação nas próximas pesquisas. Entre elas: dividir o questionário em três partes, por setores; alteração no período de coleta; e implantação de um questionário eletrônico.

O evento de entrega do Prêmio Realização Top Of Mind acontece nesta sexta-feira (19), a partir das 20h no Centro de Eventos Italiano.

Assessoria de Comunicação - Aciai


Siga-nos no Instagram