Acadêmicos de Administração realizam Trote Solidário em prol da Anapci


Para acolher os novos alunos e possibilitar o contato inicial com ações de responsabilidade social, o Departamento de Administração do campus Irati da Unicentro realiza, pelo terceiro ano consecutivo, o Trote Solidário. A entidade beneficiada será a Associação do Núcleo de Apoio do Portador de Câncer de Irati (Anapci). Para que toda comunidade possa participar do Trote Solidário, neste sábado, dia 06, uma ação será realizada no Centro de Irati.

A Anapci promove assistência social e orientação pedagógica e psicológica, também no sentido preventivo, aos familiares e pacientes com a doença. A acadêmica do segundo ano de Administração, Gabrielle Silvia de Quadros Ribeiro destaca que, em contato com a entidade, foi apontada a necessidade da arrecadação de materiais como fraldas geriátricas e suplementos alimentares como Neston e Sustagen Kids.

“No sábado estaremos na esquina do G Center, e além das doações, coletaremos cabelo em parceria com o Senac. Isso é porque aqui em Irati a quantidade de cabelos doados por mês é pequena para fazer uma peruca. Nós buscamos a parceria justamente para melhorar o nosso trote e atender mais as necessidades da Anapci”, ressalta Gabrielle.

O chefe do Departamento de Administração, professor Sergio Luis Dias Doliveira explica que a ação envolve os graduandos de todos os anos e também os docentes do curso. “Foi por iniciativa da professora Juliana Berg que não está mais colaborando conosco que iniciou esse processo. São ações organizadas pelos veteranos de segundo, terceiro e quarto ano voltadas para uma entidade, e esse ano é a Anapci que vai receber uma série de materiais que nós estamos arrecadando. Os professores têm que colaborar e cada turma contribui de uma forma específica”, acrescenta.

Para o professor, é importante envolver os alunos em ações como esta e trabalhar dentro de uma perspectiva mais humana, acolhedora e colaborativa. Ele acredita que estes fatores somam muito na formação tanto profissional, como pessoal do aluno, e os resultados positivos que o curso de Administração vem alcançado se devem também a essa preocupação.

“A nossa perspectiva é criar nos alunos a preocupação de que somos uma Ciência Social Aplicada, voltada bastante a empresas e organizações, mas que eles não podem perder a dimensão humana e de solidariedade, de colaboração, que são traços fundamentais para a vida profissional e pessoal. Nós temos diversas ações de responsabilidade social dentro do curso, temos uma carga horária de extensão também importante, e que fazem parte da formação dos nossos profissionais, dos nossos alunos. São iniciativas que visam melhorar a perspectiva pessoal e profissional, que apesar de serem perspectivas distintas, não andam dissociadas.

Para quem não puder participar da ação de sábado, as doações podem ser feitas até a próxima quarta-feira, dia 10, diretamente no Departamento de Administração do campus Irati.

Divisão de Comunicação Unicentro Irati

Siga-nos no Instagram