Irati discute criação de Secretaria de Segurança Pública e Cidadania


Órgãos de segurança do município aprovam nova pasta, que será discutida também pela Câmara de Vereadores

O município já está em fase de conclusão do projeto de criação de uma Secretaria de Segurança Pública e Cidadania. Em reunião promovida na semana passada no salão nobre da Prefeitura com representantes de órgãos do setor, houve o acordo da existência desta pasta para melhorar o atendimento à população e conseguir mais recursos para investir em equipamentos, câmeras e veículos.

Representantes do Conselho Municipal de Segurança, Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil, Rodoviária Federal, Aciai, Guarda Municipal, Ministério Público e vereadores concordaram, por unanimidade, que Irati passe a ter uma secretaria destinada à área de Segurança. Neste primeiro encontro, algumas diretrizes já foram definidas.

“Uma das posições já determinadas é que o secretário desta pasta tenha formação e conhecimento na área de Segurança Pública sem indicação política”, destaca Luiz Carlos Ramos, presidente do Conselho Municipal de Segurança de Irati – órgão que vai escolher o responsável. Além disso, serão criados, no máximo, mais dois cargos de apoio à nova Secretaria que vai integrar Defesa Civil, polícias, Guarda Municipal e Bombeiros.

Com a criação desta pasta, o prefeito de Irati, Jorge Derbli, aponta que será possível solucionar um dos gargalos da falta de investimentos para a segurança do município. “Oficializando a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, poderemos ter acesso a recursos do governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública”, comentou Derbli.

Irati buscou referências no modelo da Secretaria de Segurança da cidade de Ponta Grossa, que tem um trabalho notável pela redução significativa dos números de criminalidade e grande aproveitamento do efetivo da Guarda Municipal. “Nós já estamos em discussão para a realização de um convênio com o governo do Estado para que a Polícia Militar de Irati faça um curso de formação para nossos guardas municipais”, relata Ramos, sobre a necessidade da capacitação destes profissionais.

Agora, o próximo passo é que, no fim do mês de abril, a estrutura do projeto esteja pronta para a formalização do decreto que será levado para discussão na Câmara Municipal de Vereadores.

Texto e foto: Assessoria



Siga-nos no Instagram