Evento comemorativo à dança acontece neste sábado (29)



Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, comemorado neste sábado, dia 29, o centro da cidade vai ganhar uma atividade aberta a todo o público, até mesmo para aquelas pessoas que não têm práticas anteriores com dança.

Das 10h às 12h, a ação intitulada “Improvisação, Dança e Poéticas Urbanas”, será desenvolvida na área central da cidade. A proposta a ser desenvolvida em Irati terá como foco a improvisação em dança e a intervenção urbana, no formato de arte performática.

O mediador do evento, professor de artes e coreógrafo Edson Oliveira, o Edinho, explica que a iniciativa “é uma prática participativa e coletiva que propõe um olhar crítico sobre formas de existir e de ocupar a cidade tendo a dança como suporte”.

Segundo ele, os participantes serão convidados a dançar e improvisar sozinhos ou com outros participantes, interagindo com a arquitetura da cidade, criando um corpo dançante à medida em que se desloca. “A prática propõe um novo olhar sobre a maneira com que nos movemos na rua, e questionamentos acerca de como, onde e por que se dança”, descreve.

A concentração inicial será às 10h, na Rua da Cidadania, com aquecimento, percepção e sociabilização. Em seguida, o grupo que será formado, seguirá pelas ruas centrais, no que Edinho nomina como “Improvisação Coletiva no Espaço Urbano”, sem um roteiro previamente estabelecido, que o artista classifica como “deriva”. Haverá certificados para os participantes.

A promoção é uma parceria entre a Divisão de Promoção Cultural (DIPROC) da Unicentro, Projeto Oficinas de Dança e Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico de Irati.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 9 9949 3081.

Assessoria
Siga-nos no Instagram