Guarda Mirim volta para Irati com medalha de bronze



Foram três dias de pura adrenalina e concorrendo com as melhores Bandas do Brasil, inclusive em categoria diferente do que a banda normalmente atua.

A Guarda Mirim participou pela primeira vez do Open Brasil, um dos campeonatos de bandas mais concorridos e difíceis do Brasil. Normalmente, os campeonatos são divididos pelas categorias: percussão, marcial, musical, show e fanfarra simples. Já no Open Brasil, não houve separação de categorias. Quem tinha mais recursos atingia uma maior pontuação. A Guarda Mirim de Irati é treinada somente para atuar na categoria percussão marcial. “Poderíamos treinar e montar outras categorias. Jovens e adolescentes aprendem rápido, e com o projeto 'Música nas Escolas' seria possível ter uma banda maior. Porém, os equipamentos e instrumentos são caros, e não temos patrocínio o suficiente por enquanto”, diz o coordenador Vinicius Marcello.

Na competição teve uma prova ao ar livre, e o calor de domingo fez com que 16 alunos passassem mal, 14 alunos tiveram intoxicação alimentar e foram atendidos pelo departamento médico do santuário. 

A Banda volta animada, apesar de não conseguir a vaga tão sonhada, obteve um bom resultado trazendo para Irati uma medalha de bronze, mesmo competindo com Bandas e instrumentos superiores.

No ano passado, a banda participou do Campeonato Brasileiro de Bandas na categoria Percussão Marcial e foi campeã.

Sérgio Popo / Iratiin

Veja os vídeos que fizemos durante o campeonato:









Siga-nos no Instagram