Fanfarra de Irati vai disputar uma vaga para o Mundial de Bandas



A Fanfarra da Guarda Mirim de Irati  vai participar de evento que define quais bandas serão classificadas para o Campeonato Mundial de Bandas que acontece em 2018.

 A banda iratiense ganhou um título inédito no ano passado e foi consagrada campeã Brasileira de Bandas e Fanfarras. Hoje, a banda quer "ir além" e mais um passo foi dado: Ela foi uma das 20 selecionadas para participar de um festival que acontece em Aparecida SP e define quem vai representar o Brasil no exterior.

Todas as bandas que se classificarem dentro do ranking mundial estarão qualificadas para os eventos mundiais que acontecerão nos Estados Unidos e na Malásia no próximo ano.

O Festival

O OpenBrasil é um festival competitivo, direcionado ao aperfeiçoamento técnico e artístico de bandas e fanfarras de todo o Brasil. Participam músicos, balizas e educadores que desenvolvam trabalhos artísticos e educacionais.

As inscrições foram realizadas de 13 de janeiro a 20 de fevereiro pelo site. A lista dos selecionados foi divulgada hoje, 24, e a Banda Fanfarra Guarda Mirim de Irati estará presente no evento que será realizado no Centro de Evento Padre Vitor Coelho no dias 10, 11 e 12 de março de 2017, em parceria com o Santuário Nacional de Aparecida.

O OpenBrasil está na sua 2ª edição onde foram selecionadas 20 bandas entre brasileiras e internacionais. A seleção das Bandas é feita através do seu desempenho no ano de 2016.

 Segundo o organizador do evento,  maestro Rogério Britto, o objetivo do festival é dar uma nova visão do que são as bandas e fanfarras do mundo inteiro. O evento se assemelha ao Open Europa, que acontece há mais de 60 anos.

O maestro enfatizou que o OpenBrasil é um evento é oficializado da World Association of Marching Show Bands (WAMSB), associação internacional de bandas, dedicada à promoção da comunicação global e interação entre as bandas de shows.

 Sérgio Popo/Irati in