Escolas promovem Dia “D” de debate sobre educação


Pais, professores, alunos e comunidade debateram temas relacionados ao fortalecimento das APMFs, mídia e educação, inclusão nas escolas e educação no campo

A Secretaria Municipal de Educação realizou no último dia 25 de outubro o Dia “D” de debate sobre a educação. Pais, professores e comunidade foram até as escolas para debater temas relacionados ao ensino nas escolas de Irati.

Foram tratados temas relacionados ao modelo de educação no campo, inclusão, participação da Apmf, mídia e educação. “Os encontros serviram para desmitificar a visão dos pais sobre as escolas, indo além das ações cotidianas como festas escolares e reuniões pedagógicas. A interação entre as diretoras, coordenadoras e pais de alunos, foi muito importante, através de relatos, pergunta e respostas de temas contemporâneos”, disse Cláudia Zanlorenzi, Secretária de Educação.

Todos os cmei’s e escolas participaram, divididos em cinco núcleos pela cidade: Escola dos Colonizadores de Gonçalves Jr, Irma Helena Olek, Padre Wenceslau, São Valdomiro e Escola São Batista Anciutti do Riozinho.

A professora Tatiana Maria Kraspik, diretora da Escola Tancredo Martins, destacou a boa adesão da comunidade escolar para debater a importância da Associação de Pais, Mestres e Professores, para o processo de aprendizagem. “Debatemos sobre os trabalhos que a APMF realiza na escola e conseguimos transmitir com sucesso a principal mensagem para os participantes, que as ações da APMF são voltadas exclusivamente para a aprendizagem”, destaca Tatiana.

Os debates ocorreram como uma das atividades do Curso de Gestão, oferecido pela Secretaria de Educação às diretores e coordenadoras das escolas e CMEI’s. As experiências obtidas nos encontros serão agora compartilhadas entre todas as gestoras.

Secom Prefeitura de Irati