Ações da Secretaria Municipal de Educação em todas as escolas do município refletem diretamente na boa avaliação.
Na última quinta-feira, 08, o Ministério da Educação divulgou os resultados da avaliação do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) em todo o país. O município de Irati obteve a nota 6,3, melhorando 0,2 em relação a avaliação anterior. O índice se refere ao desempenho de 2015. O resultado desta avaliação ratifica a boa colocação alcançada em 2013, quando atingiu uma nota superior à meta projetada para 2021.
Na avaliação da secretária municipal de Educação, Cláudia Petchak Zanlorenzi, a conquista de bons índices em medidores como o IDEB é resultado de um trabalho conjunto de toda equipe. Ainda que a avaliação seja feita somente com crianças da 5ª série escolar, o bom rendimento é resultado do trabalho de acompanhamento iniciado nas séries iniciais e educação infantil.
“As crianças que em 2013 apresentavam defasagem de leitura e escrita, são as que em 2015, realizaram a avaliação do IDEB. O trabalho para melhorar o rendimento desses alunos foi realizado no dia-a-dia, avaliando a evolução do aluno e oferecendo o melhor para ele, porque o dever do município é oferecer educação de qualidade para todas as crianças”, relata Cláudia.
A evolução na qualidade da educação municipal ocorreu graças ao planejamento. Em 2013, a Secretaria Municipal de Educação traçou no plano plurianual da administração diversas metas, como: diminuir a defasagem na leitura e escrita do 3° ano de 64,88% para 20%, elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Município de 5,6 para 6,0, aumentar a oferta de Ensino de Jovens e Adultos, além de diminuir em 50% a demanda de vagas na educação infantil.
Todas essas metas foram cumpridas de modo satisfatório, até o ano de 2015, refletindo diretamente no aumento da nota para 6,3. A defasagem na leitura entre alunos do 3° ano, por exemplo, caiu de 64,88%, em 2013, para 9,31%, dois anos depois.
Uma das ações da Secretaria de Educação que refletiu diretamente no resultado do IDEB foi de potencializar o trabalho nas escolas do entorno do centro da cidade, para que o ensino em todo município pudesse atingir patamares equivalentes. Naquele ano, após a avaliação inicial da Secretaria em onze escolas, foi realizado um trabalho diferenciado, com a introdução do Plano de Intervenção na Alfabetização.
“Depois desse trabalho, podemos destacar duas escolas que foram a Escola Rural Municipal Rosa Zarpelon (Pinho de Baixo) e a Escola Municipal da Lagoa, que exemplificam a evolução da rede municipal no IDEB. As duas escolas saltaram 2 pontos no IDEB de suas últimas avaliações”, diz Cláudia.
Atualmente o PIA é realizado em todas as Escolas Municipais de Irati. Além do PIA, outros trabalhos diários são realizados pela Secretaria de Educação, comunidade escolar, professoras, coordenadoras e diretoras. “Tudo isso só foi possível, graças ao empenho de todos, da SME, dos planos de ação das coordenadoras e diretoras e de todos que ajudam nesse processo. A nossa meta é continuar o nosso trabalho diário, realizando o trabalho conjunto progressivo, para melhorarmos a qualidade de ensino de Irati”, conclui Cláudia.
Diminuir a demanda de vagas na educação infantil
No diagnóstico inicial feito em 2013, a partir das listas de esperas dos Centros Municipais de Educação Infantil era de 876 crianças. Em 2016, após ações de cadastros da Secretaria Municipal de Educação, o número de crianças diminuiu para 200 crianças, ultrapassando a meta prevista de redução de 50%.
EJA
Em 2014, haviam seis escolas atendendo 38 alunos. Em 2015, três escolas atenderam 50 alunos. O Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos iniciou com oito alunos e em 2015 atenderam aproximadamente 33 alunos.
IDEB Irati
A avaliação do IDEB em Irati foi realizada em 14 escolas municipais. As demais instituições, segundo os critérios adotados na pesquisa, não atingiram o número de participantes na Prova Brasil para que os resultados fossem divulgados.
O IDEB é um indicador geral da educação nas redes privada e pública. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio. O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021.
Secom Prefeitura de Irati